Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mutirão de limpeza atinge 70% dos bairros de Porto Velho


A prefeitura de Porto Velho acelera o ritmo do mutirão de limpeza. O objetivo é deixar a cidade totalmente limpa até o final do chamado “verão amazônico”, que termina em novembro. Segundo o secretário municipal de serviços básicos, Jair Ramires, cerca de 70% dos bairros já foram atendidos. Os trabalhos agora se concentram no setor Leste da capital.

Nesta semana, homens e máquinas já concluíram os serviços no bairro Lagoa, na zona Sudoeste. Sem perda de tempo, as equipes se deslocaram para os bairros Fortaleza, Parque Ceará e Cuniã. Além da limpeza, o mutirão servirá para que a prefeitura realize os serviços de desobstrução de canais e bueiros, instalação de manilhas, encascalhamento e até mesmo asfaltamento das ruas.

Jair Ramires explica que a prefeitura iniciou os trabalhos pelos bairros mais necessitados, seguindo em direção aos outros. “O fato é que todos serão atendidos. Essa é a determinação do prefeito Roberto Sobrinho”, destaca. Os próximos a receberem o benefício serão Tancredo Neves e JK, acrescentou o secretário.

Asfalto

O mutirão de limpeza já asfaltou mais de seis quilômetros de vias públicas. A prefeitura está reaproveitando material retirado de ruas, cuja pavimentação asfáltica está sendo recuperada, e aplicando em outros setores da cidade. “Esse material é estocado e depois utilizado em novas obras de recapeamento”, informa Jair Ramires. Ele garante que o material é de excelente qualidade e só é aplicado após a preparação de base. “Esta é a técnica de reaproveitamento, ganha o meio ambiente e a população também”, diz o secretário.

Canais

Limpeza de canais e bueiros é outro ponto priorizado pelo mutirão da prefeitura. O trabalho é preventivo, para evitar que no inverno as águas pluviais provoquem alagações. O secretário solicita à população que colabore e não jogue lixo nesses locais, preservando o trabalho de limpeza. “Todos os anos retiramos grande quantidade de entulhos e carcaças de móveis e eletrodomésticos dos canais. Estes entulhos, provocam inundações e quem sofre as conseqüências são os próprios moradores”, comenta.

Outras ações

O trabalho da Semusb nesse período não se limita ao mutirão de limpeza. Outras frentes de trabalho, atuam na varrição das ruas, pinturas do meio-fios, recolhimento de lixos e podando árvores, dentre outros serviços. A ação dos garis se concentra nos bairros da periferia. Funcionários de uma empresa terceirizada preservam a limpeza na região central da cidade.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso

Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, na última semana de junho, o Projeto de Lei 921/2025, de autoria da Mesa Diretora, que promove uma amp

FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON) encaminhou nesta segunda-feira (7) um ofício à bancada federal rondoniense sol

Deputada Cristiane Lopes recebe representantes do IFRO e reforça compromisso com a Educação de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes recebe representantes do IFRO e reforça compromisso com a Educação de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) recebeu nesta terça-feira (8), comitiva do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), liderada pelo

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)