Quinta-feira, 23 de setembro de 2010 - 20h15
A prefeitura de Porto Velho acelera o ritmo do mutirão de limpeza. O objetivo é deixar a cidade totalmente limpa até o final do chamado “verão amazônico”, que termina em novembro. Segundo o secretário municipal de serviços básicos, Jair Ramires, cerca de 70% dos bairros já foram atendidos. Os trabalhos agora se concentram no setor Leste da capital.
Nesta semana, homens e máquinas já concluíram os serviços no bairro Lagoa, na zona Sudoeste. Sem perda de tempo, as equipes se deslocaram para os bairros Fortaleza, Parque Ceará e Cuniã. Além da limpeza, o mutirão servirá para que a prefeitura realize os serviços de desobstrução de canais e bueiros, instalação de manilhas, encascalhamento e até mesmo asfaltamento das ruas.
Jair Ramires explica que a prefeitura iniciou os trabalhos pelos bairros mais necessitados, seguindo em direção aos outros. “O fato é que todos serão atendidos. Essa é a determinação do prefeito Roberto Sobrinho”, destaca. Os próximos a receberem o benefício serão Tancredo Neves e JK, acrescentou o secretário.
Asfalto
O mutirão de limpeza já asfaltou mais de seis quilômetros de vias públicas. A prefeitura está reaproveitando material retirado de ruas, cuja pavimentação asfáltica está sendo recuperada, e aplicando em outros setores da cidade. “Esse material é estocado e depois utilizado em novas obras de recapeamento”, informa Jair Ramires. Ele garante que o material é de excelente qualidade e só é aplicado após a preparação de base. “Esta é a técnica de reaproveitamento, ganha o meio ambiente e a população também”, diz o secretário.
Canais
Limpeza de canais e bueiros é outro ponto priorizado pelo mutirão da prefeitura. O trabalho é preventivo, para evitar que no inverno as águas pluviais provoquem alagações. O secretário solicita à população que colabore e não jogue lixo nesses locais, preservando o trabalho de limpeza. “Todos os anos retiramos grande quantidade de entulhos e carcaças de móveis e eletrodomésticos dos canais. Estes entulhos, provocam inundações e quem sofre as conseqüências são os próprios moradores”, comenta.
Outras ações
O trabalho da Semusb nesse período não se limita ao mutirão de limpeza. Outras frentes de trabalho, atuam na varrição das ruas, pinturas do meio-fios, recolhimento de lixos e podando árvores, dentre outros serviços. A ação dos garis se concentra nos bairros da periferia. Funcionários de uma empresa terceirizada preservam a limpeza na região central da cidade.
Fonte: Augusto José
Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia autoriza realocação de R$ 5 milhões para manter operações da PMRO em 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão da última terça-feira (25), o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 1185/2025, que autoriz

Deputado Alex Redano solicita novas viaturas para reforçar a segurança em Ariquemes
O deputado Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (

Alero apoia 10º Leilão Direito de Viver em prol do Hospital de Amor
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aderiu oficialmente ao 10º Leilão Direito de Viver Porto Velho, iniciativa beneficente em prol do Hos

Com o intuito de valorizar quem produz o alimento que chega à mesa dos rondonienses, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) realizou o l
Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)