Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mulheres lotam o Seminário da Rede de Atendimento à Vitima de Violência



A Prefeitura de Porto Velho, através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, realizou nesta quinta-feira, 11, no Teatro Banzeiros, a primeira parte do Seminário de Implantação da Rede de Atendimento à Mulher. Também participou da realização do evento o Centro de Referência para o atendimento às mulheres vítimas de violência “Sonho de Liberdade” e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.
A coordenadora municipal de políticas pública para as mulheres, Mara Regina, representou o prefeito Roberto Sobrinho, que cumpria agenda com os presidentes do Ibama e da Aneel. “Estamos felizes porque mais uma vez conseguimos alcançar objetivos graças ao empenho do prefeito que sempre apoiou os projetos em prol das mulheres. É importante sabermos que conseguimos montar a rede de atendimento à mulher vítima de violência, mas, só vamos ficar realmente tranqüilas quando não existir mais violência contra as mulheres, e é para isto que trabalhamos”, destacou Mara Regina.

Homens na luta

A chefe de gabinete do prefeito, Miriam Saldaña, lembrou de quase 20 anos de lutas em Porto Velho pelos direitos das mulheres, e destacou a importância na luta que os homens tiveram desde os primeiros movimentos nas ruas da cidade. “Homens como o prefeito Roberto Sobrinho, o deputado federal Eduardo Valverde, o vereador José Wildes, o presidente municipal do partido dos trabalhadores, Tácito Pereira e tantos outros que sempre nos apoiaram quando éramos poucas, merecem nosso respeito por que sempre estiveram solidários e comprometidos com esta causa”, apontou Miriam. O deputado federal Eduardo Valverde levantou a predominância masculina na sociedade como o principal motivador de tanta violência contra as mulheres. “Muito tem que ser resolvido ainda na sociedade, a equiparação salarial, a presença da mulher na política e em cargos públicos, por exemplo, são espaços que ainda precisam ser preenchidos para que homens e mulheres juntos façam uma sociedade mais justa e aí sim, sem violência”, disse Valverde 

Também estiveram presentes prestigiando o evento: Sheila Dolores Tristão (diretora do Centro de Referência para o Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência “Sonho de Liberdade”); a secretária municipal de Assistência Social, Benedita Nascimento; Francisca Serrão (presidenta do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres); Dra. Edna Mara (delegada titular da Delegacia Especializada da Mulher); o vereador José Wildes; o Dr. Charles Martins (diretor de planejamento e gestão do Ministério Público), que representou o procurador geral do MP, e representantes de autoridades do governo estadual. 

Nesta sexta-feira, 12, será realizada a segunda etapa do Seminário, de acordo com a programação da agenda coletiva 08 de março – Dia da Mulher.

Fonte: Fabrícius Bariani

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)