Sábado, 21 de julho de 2007 - 18h46
Cerca de Cem mulheres, mães de família e donas de casas finalizam mais uma etapa de cursos, resultando num novo contingente de empreendedoras. Elas fazem parte do 1º Curso de Capacitação e Organização de Trabalho e Renda, direcionado para mulheres que estão inscritas no programa Bolsa Família.
A capacitação é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (Semdes). As 40 horas-aula obrigatórias às participantes serão cumpridas na Igreja Madre Mazarello, no bairro Socialista.
Os cursos de panificação, técnico em alimento, corte e costura, secretariado, cabeleireiro, manicura e gestão pessoal são ministrados por técnicos especialistas em cada área. Numa segunda etapa, as participantes também vão freqüentar as aulas de marketing e vendas, plano de negócios, comercialização e relações humanas. O especialistas consideram fundamental saber lidar com o público e se relacionar melhor num ambiente de trabalho para quem quer ter sucesso num novo negócio, seja ele grande ou pequeno.
Nesta fase, o objetivo é instruir as participantes sobre como montar e gerir o próprio negócio. As participantes aprendem desde a estrutura de uma pequena empresa, até as condições do mercado de trabalho para determinado segmento. A dona de casa Jobiniana Santos fez o curso e está se organizando para montar uma sorveteria. "O mais legal é que a parte básica destes cursos, tipo o gerenciamento de negócios, serve para a gente montar uma empresa em qualquer ramo, então se torna muito mais proveitoso pra nós que nem sempre temos condições de freqüentar um curso destes em outros lugares", disse Jobiniana, que está concluindo o curso de panificação.
Na fase inicial dos cursos, as participantes já enfrentaram um desafio: montar uma empresa para que pudessem comercializar o material produzido nas aulas. O resultado foi além do esperado, e elas acabaram criando uma associação, a Mulbras - Mulheres Brasileiras - uma pequena associação que já está rendendo frutos. A associação tem uma diretoria que se encarrega das finanças e de coordenar as ações de cada membro da associação.
O grupo de participantes destes cursos é formado por moradoras dos bairros Mariana, Teixeirão, Socialistas, JK I e II, Tancredo Neves, Esperança da Comunidade e adjacências. Para o Coordenador de Cursos da Semdes, Carlos Oliveira,o custo benefício destes cursos é o resultado social. " Quando agente investe em pessoas, nós já temos um resultado muito positivo. Nestes cursos nós demos prioridade às mães do Bolsa Família, porque geralmente são mais sacrificadas em termos de distância, disponibilidade de tempo e de dinheiro, mães que não tem com quem deixar os filhos, então,conseguir capacitar estas donas de casa vai ter um resultado social muito maior porque elas vão poder aumentar a renda familiar em um curto espaço de tempo e de graça," finalizou Carlos Oliveira.
No início do mês que vem, a Semdes deve começar uma outra etapa de cursos como estes, agora no bairro Nacional. O local ainda está sendo acertado em uma parceria com a Eletronorte.
Fonte: Ascom - Nara Vargas
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple