Sábado, 21 de julho de 2007 - 18h46
Cerca de Cem mulheres, mães de família e donas de casas finalizam mais uma etapa de cursos, resultando num novo contingente de empreendedoras. Elas fazem parte do 1º Curso de Capacitação e Organização de Trabalho e Renda, direcionado para mulheres que estão inscritas no programa Bolsa Família.
A capacitação é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (Semdes). As 40 horas-aula obrigatórias às participantes serão cumpridas na Igreja Madre Mazarello, no bairro Socialista.
Os cursos de panificação, técnico em alimento, corte e costura, secretariado, cabeleireiro, manicura e gestão pessoal são ministrados por técnicos especialistas em cada área. Numa segunda etapa, as participantes também vão freqüentar as aulas de marketing e vendas, plano de negócios, comercialização e relações humanas. O especialistas consideram fundamental saber lidar com o público e se relacionar melhor num ambiente de trabalho para quem quer ter sucesso num novo negócio, seja ele grande ou pequeno.
Nesta fase, o objetivo é instruir as participantes sobre como montar e gerir o próprio negócio. As participantes aprendem desde a estrutura de uma pequena empresa, até as condições do mercado de trabalho para determinado segmento. A dona de casa Jobiniana Santos fez o curso e está se organizando para montar uma sorveteria. "O mais legal é que a parte básica destes cursos, tipo o gerenciamento de negócios, serve para a gente montar uma empresa em qualquer ramo, então se torna muito mais proveitoso pra nós que nem sempre temos condições de freqüentar um curso destes em outros lugares", disse Jobiniana, que está concluindo o curso de panificação.
Na fase inicial dos cursos, as participantes já enfrentaram um desafio: montar uma empresa para que pudessem comercializar o material produzido nas aulas. O resultado foi além do esperado, e elas acabaram criando uma associação, a Mulbras - Mulheres Brasileiras - uma pequena associação que já está rendendo frutos. A associação tem uma diretoria que se encarrega das finanças e de coordenar as ações de cada membro da associação.
O grupo de participantes destes cursos é formado por moradoras dos bairros Mariana, Teixeirão, Socialistas, JK I e II, Tancredo Neves, Esperança da Comunidade e adjacências. Para o Coordenador de Cursos da Semdes, Carlos Oliveira,o custo benefício destes cursos é o resultado social. " Quando agente investe em pessoas, nós já temos um resultado muito positivo. Nestes cursos nós demos prioridade às mães do Bolsa Família, porque geralmente são mais sacrificadas em termos de distância, disponibilidade de tempo e de dinheiro, mães que não tem com quem deixar os filhos, então,conseguir capacitar estas donas de casa vai ter um resultado social muito maior porque elas vão poder aumentar a renda familiar em um curto espaço de tempo e de graça," finalizou Carlos Oliveira.
No início do mês que vem, a Semdes deve começar uma outra etapa de cursos como estes, agora no bairro Nacional. O local ainda está sendo acertado em uma parceria com a Eletronorte.
Fonte: Ascom - Nara Vargas
Na última terça-feira (12) foi sancionada pelo Governo de Rondônia e publicada no Diário Oficial, a Lei Nº 4.939, de autoria do Deputado Estadual Al
Cirone Deiró defende plano emergencial para o enfrentamento da Covid-19
Em reunião com o secretário de saúde do estado, Fernando Máximo e o chefe da casa civil, Júnior Gonçalves, o deputado Cirone Deiró cobrou a execução d
De autoria do deputado Ezequiel Neiva, Projeto CNH Social é a promulgado pela Assembleia Legislativa
Deputado Ezequiel Neiva (PTB) é o autor do projeto de emissão e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita a pessoas com baixa renda
Deputada Mariana Carvalho destaca expectativa na análise das vacinas pela Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reúne no domingo (17) para definir sobre a autorização emergencial para as vacinas do Butantan