Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mulheres dependentes químicas terão casa de apoio para tratamento


O presidente do PT/RO, Tácito Pereira, elogia a iniciativa da Prefeitura Municipal de Porto Velho em fazer parceria com a Casa Familia Rosetta para a instalação de um centro para recuperação de mulheres dependentes químicas em Porto Velho.

“A iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, através do Prefeito Roberto Sobrinho e da Primeira Dama Lucilene Peixoto, precisa ser reconhecida como importante para nossa comunidade, principalmente para as mulheres que passam pelo problema de dependência química e seus familiares”, comenta Tácito.Mulheres dependentes químicas terão casa de apoio para tratamento - Gente de Opinião

Pereira relata que em nossa sociedade o consumo e a dependência de drogas têm aumentado consideravelmente; “mesmo com toda ação de repressão é necessário ter uma atuação também na recuperação das pessoas que caem nessa dependência, e a criação da Comunidade Terapêutica Nossa Senhora Aparecida no KM 28 da BR 364 em parceria com a Casa Familia Rosetta, uma instituição ligada a Igreja Católica, voltada especificamente para as mulheres é um passo muito importante”.

“A mulher dependente química, principalmente das drogas, é extremamente discriminada em nossa sociedade, por sua própria condição de mulher, por sua situação social, geralmente são pobres e por possuir uma doença  que é a dependência de drogas”, esclarece o presidente do PT/RO.

Tácito Pereira, lembra que a ida da Primeira Dama Lucilene Peixoto e do Prefeito Roberto Sobrinho à Itália, no ano de 2007, para visitar a Instituição Casa Familia Rosetta na busca de implantar esse centro de recuperação na capital foi extremamente criticada durante a campanha eleitoral municipal de 2008.

“Havia um candidato, que é Deputado Estadual, que deu um tratamento de forma jocosa para essa viagem, inclusive denunciando que o Prefeito e a Primeira Dama tinham ido fazer turismo na Itália em pleno debate eleitoral, fazendo uma distorção completa do objetivo da viagem e principalmente da vinda dessa instituição para Porto Velho”, esclareceu Tácito.

“O tempo passou e o próprio Ministério Publico reconheceu a legalidade dessa viagem por parte do Prefeito Roberto Sobrinho e da Primeira Dama Lucilene Peixoto desmentindo assim esse Deputado, e agora com a implantação do Comunidade Terapêutica Nossa Senhora Aparecida é um prova concreta que o então candidato estava totalmente equivocada e tentou se utilizar de uma obra social muito importante voltada paras mulheres e a própria viagem para fazer ataques, inclusive pessoal, ao Prefeito e a sua esposa”, esclareceu o presidente do PT/RO.

Tácito comentou ainda que “é importante reconhecer também o papel da primeira dama que não se abalou com estes ataques pessoais e continuou com o firme propósito de instalar esse centro de recuperação em Porto Velho ”.

A Comunidade Terapêutica Nossa Senhora Aparecida, foi inaugurada na manhã desta quinta feira, contou com a presença do Padre Vicenzo Sorce, presidente e fundador da Casa Família Rosetta, que veio da Sicília (Itália) especialmente para a inauguração da Comunidade Terapêutica, do Prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, da Primeira Dama, e também de diversas autoridades locais.

O abrigo foi construído e equipado pela Casa Família Rosetta, instituição ligada a Igreja Católica italiana. Por meio de convênio firmado com a Prefeitura da Capital, o município se responsabiliza pela manutenção da casa e contratação dos profissionais que atuarão no atendimento às mulheres. O convênio foi assinado recentemente e os profissionais já foram contratados.

“Ganha Porto Velho, ganha o Estado e ganha principalmente as mulheres e suas famílias”, afirma Tácito Pereira.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes aonvoca audiência pública para aspurar abusos na desintrusão da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau

Deputada Cristiane Lopes aonvoca audiência pública para aspurar abusos na desintrusão da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) o requerimento de audiência pública apresentado pela deputada fede

Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia

Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia

Durante sessão ordinária realizada nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1173/2025, qu

Deputada Cristiane Lopes destaca aprovação de projeto que protege crianças e adolescentes com deficiência

Deputada Cristiane Lopes destaca aprovação de projeto que protege crianças e adolescentes com deficiência

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 4028/2025, que altera a Lei nº 14.811/2024 para gara

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados

O trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) na Assembleia Legislativa de Rondônia, em defesa dos policiais civis, servirá de modelo para outros e

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)