Quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 - 16h10
A coordenadora municipal de políticas públicas para mulheres da prefeitura de Porto Velho, Mara Regina Araújo, destacou as conquistas obtidas este ano pelas mulheres do Norte do país. Mara, que também é coordenadora de mulheres da região Amazônica, esteve reunida com representantes do Amapá, Roraima, Acre e Amazonas em Salvador (BA), durante o evento nacional, na última sexta feira (26).
Ela disse que o encontro serviu para que todas as coordenadoras fizessem um balanço das ações e conquistas realizadas em 2010. Ao final, traçaram planejamentos, estratégias e estabeleceram metas para 2011. “Foi realmente uma reunião muito proveitosa, pois tivemos a oportunidade de trocar experiência e tomar conhecimento das políticas implementadas nos demais Estados”, acrescentou.
De acordo com Mara Regina, as mulheres da Amazônia querem ampliar as conquistas nas áreas de saúde, geração de emprego e renda, educação e participação nas esferas do poder. “Entendemos que precisamos avançar mais nas políticas em prol das mulheres ribeirinhas, pescadoras, índias e negras, àquelas que vivem distante dos centros urbanos, onde a igualdade de direitos tem avançado mais rapidamente”, explicou. Um documento assinado por todas as mulheres contendo sugestões será encaminhado aos governantes dos estados da região Amazônica.
Região Norte
A coordenadora de políticas para mulheres disse que a prefeitura de Porto Velho é um exemplo para outros municípios brasileiros, pelas conquistas obtidas na gestão de Roberto Sobrinho. “Foi nessa administração que conquistamos a Maternidade Municipal, o Centro de Referência, Casa Abrigo, Casa para tratamento de mulheres com dependência química, Conselho de Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher e a própria coordenadoria”, enfatizou.
Pacto Nacional
A reunião das mulheres do Norte aconteceu no Hotel Fiesta (Itaigara), em Salvador (BA), após assinatura do convênio entre governo federal e governo da Bahia para inserir o Estado baiano no Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. O pacto foi firmado durante as comemorações ao Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher (25/11), realizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). A ministra da SPM, Nilcéia Freire e a gerente nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, Aparecida Gonçalves, participaram do evento.
À noite, a cantora Margarete Menezes comandou o espetáculo musical intitulado "Uma Vida Sem Violência", também como parte das comemorações ao Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher.
Fonte: Augusto José
Foto: Coordenadoria das Mulheres
Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d