Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Mudas de árvores danificadas por vândalos são repostas pela prefeitura


 
A ação dos vândalos está obrigando a prefeitura de Porto Velho a trabalhar redobrado para manter o projeto de arborização das ruas e avenidas da cidade. É que em algumas dessas vias as mudas foram arrancadas pelos marginais deixando em alerta a secretaria municipal do Meio Ambiente (Sema). Ao longo da Avenida Jorge Teixeira, uma das principais da capital, a Sema teve que repor 1.500 mudas que haviam sido arrancadas ou destruídas pelos desocupados.

Para conter a ação dos vândalos, o secretário Agnaldo Ferreira (Meio Ambiente) conta com a colaboração da população. “Essa é uma situação que não esperávamos por isso é importante que a população fique vigilante e ajude a coibir esse tipo de vandalismo. Pedimos ainda que a comunidade também tenha a preocupação de zelar por essas mudas para que elas possam amanhã se transformar em árvores”, pediu o secretário.

 

Um milhão de árvores

Paralelo a reposição das mudas, as equipes da secretaria municipal do Meio Ambiente continuam trabalhando no projeto de arborização que tem a meta ambiciosa de plantar um milhão de árvores em toda capital, até o final do mandato do prefeito Roberto Sobrinho, ação iniciada em novembro do ano passado com o plantio de cinco mil mudas em apenas cinco minutos na Avenida Jorge Teixeira.

Denominado “Porto Velho Mais Verde”, o projeto avança pelas ruas do sistema viário principal da cidade, sobretudo ao longo das Avenidas 07 de Setembro e Calama. Para atingir a meta prevista, primeiro a prefeitura fez um levantamento minucioso das espécies mais adequadas, para que não haja interferência na fiação e na sinalização de trânsito.

Para as demais ruas da cidade, a previsão é disponibilizar para a população aproximadamente 10 mil mudas, e neste caso, serão doadas para os moradores e a equipe técnica da secretaria fará o plantio e também prestará as orientações necessárias para que o morador possa cuidar da muda. “A população pode também se antecipar e solicitar o plantio através do Disk Plante uma Árvore, pelo telefone 0800-674-3443, esse é o momento, porque agora é a melhor época para o plantio por causa do inverno. Qualquer pessoa pode solicitar uma muda para seu terreno, sua rua ou a arborização do bairro. Basta ligar para o 0800 da Sema. Aliás, instituições como Escolas e empresas também podem fazer seu pedido”, explicou o secretário Agnaldo Ferreira.

Por meio do Disk Plante uma Árvore (0800-674-3443) a secretaria municipal do Meio Ambiente já recebeu mais de três mil solicitações. Desse total foram 83,33% dos pedidos, atendidos, ou seja, cerca de 2,5 mil árvores, disponibilizadas pelas equipes da Sema, responsáveis pelo plantio das mudas.

Fonte: Joel Elias
 

Mais Sobre Política

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes (PSDB), visitou na manhã desta sexta-feira as instalações do frigorífico Rio Beef e an

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Desde o início do seu mandato, a vereadora Cristiane Lopes (PP) tem cobrado uma solução definitiva para os problemas do Transporte Coletivo da Cap

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) e o governador Marcos Rocha (PSL) visitaram nesta quarta-feira (18) o canteiro de obras

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

“A Energisa submeteu os rondonienses a uma crise energética sem precedentes. Os prejuízos estão sendo contabilizados em todos os segmentos da econom