Porto Velho (RO) sábado, 2 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Mudas de árvores danificadas por vândalos são repostas pela prefeitura


 
A ação dos vândalos está obrigando a prefeitura de Porto Velho a trabalhar redobrado para manter o projeto de arborização das ruas e avenidas da cidade. É que em algumas dessas vias as mudas foram arrancadas pelos marginais deixando em alerta a secretaria municipal do Meio Ambiente (Sema). Ao longo da Avenida Jorge Teixeira, uma das principais da capital, a Sema teve que repor 1.500 mudas que haviam sido arrancadas ou destruídas pelos desocupados.

Para conter a ação dos vândalos, o secretário Agnaldo Ferreira (Meio Ambiente) conta com a colaboração da população. “Essa é uma situação que não esperávamos por isso é importante que a população fique vigilante e ajude a coibir esse tipo de vandalismo. Pedimos ainda que a comunidade também tenha a preocupação de zelar por essas mudas para que elas possam amanhã se transformar em árvores”, pediu o secretário.

 

Um milhão de árvores

Paralelo a reposição das mudas, as equipes da secretaria municipal do Meio Ambiente continuam trabalhando no projeto de arborização que tem a meta ambiciosa de plantar um milhão de árvores em toda capital, até o final do mandato do prefeito Roberto Sobrinho, ação iniciada em novembro do ano passado com o plantio de cinco mil mudas em apenas cinco minutos na Avenida Jorge Teixeira.

Denominado “Porto Velho Mais Verde”, o projeto avança pelas ruas do sistema viário principal da cidade, sobretudo ao longo das Avenidas 07 de Setembro e Calama. Para atingir a meta prevista, primeiro a prefeitura fez um levantamento minucioso das espécies mais adequadas, para que não haja interferência na fiação e na sinalização de trânsito.

Para as demais ruas da cidade, a previsão é disponibilizar para a população aproximadamente 10 mil mudas, e neste caso, serão doadas para os moradores e a equipe técnica da secretaria fará o plantio e também prestará as orientações necessárias para que o morador possa cuidar da muda. “A população pode também se antecipar e solicitar o plantio através do Disk Plante uma Árvore, pelo telefone 0800-674-3443, esse é o momento, porque agora é a melhor época para o plantio por causa do inverno. Qualquer pessoa pode solicitar uma muda para seu terreno, sua rua ou a arborização do bairro. Basta ligar para o 0800 da Sema. Aliás, instituições como Escolas e empresas também podem fazer seu pedido”, explicou o secretário Agnaldo Ferreira.

Por meio do Disk Plante uma Árvore (0800-674-3443) a secretaria municipal do Meio Ambiente já recebeu mais de três mil solicitações. Desse total foram 83,33% dos pedidos, atendidos, ou seja, cerca de 2,5 mil árvores, disponibilizadas pelas equipes da Sema, responsáveis pelo plantio das mudas.

Fonte: Joel Elias
 

Mais Sobre Política

Deputada Mariana inaugura campos de futebol e cozinha do hospital municipal em Monte Negro

Deputada Mariana inaugura campos de futebol e cozinha do hospital municipal em Monte Negro

Ao lado do prefeito Ivair Fenandes e vereadores de Monte Negro, a deputada federal Mariana Carvalho realizou a entrega oficial à população do campo su

Parlamentar preside sessão para entrega de homenagens da Assembleia Legislativa

Parlamentar preside sessão para entrega de homenagens da Assembleia Legislativa

O deputado Dr. Neidson (Podemos) presidiu sessão solene para entrega de homenagens a policiais e bombeiros militares, enfermeiros do Hospital do Amo

Ex-presidente do MDB e ex-prefeitos firmam apoio a José Guedes

Ex-presidente do MDB e ex-prefeitos firmam apoio a José Guedes

O pré-candidato a Governador pelo PSDB, José Guedes, recebeu o apoio do ex-Presidente do MDB, ex-Prefeito de Porto Velho, Dr. Tomas Correia; do ex-P

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova mais de 20 projetos nas últimas sessões

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova mais de 20 projetos nas últimas sessões

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou projetos de emenda à constituição, de lei complementar, além projetos de lei, durante as sessões ordiná