Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

MPT-RO no dia Internacional contra a Corrupção


 
Porto Velho (RO), 9/12/2010 - O Dia Internacional contra a Corrupção é celebrado nesta quinta-feira, 9 de dezembro. Em Rondônia, a data é lembrada com a realização de palestras voltadas para o fortalecimento de ações organizadas por Instituições de fiscalização e controle social no Estado. O Ministério Público do Trabalho em Rondônia (MPT-RO), participou do evento celebrativo realizado por órgãos governamentais no auditório do Ministério Público do Estado.

O procurador do Trabalho Ruy Fernando Gomes Leme Cavalheiro, representante das Coordenadorias Nacionais do Ministério Público do Trabalho de combate a fraudes nas relações de trabalho (CONAFRET) e de combate às irregularidades trabalhistas na Administração Pública (CONAP) no âmbito da Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região – que abrange os Estados de Rondônia e Acre participou do evento como representante do MPT em Rondônia.

Ao manifestar-se sobre o tema, o procurador do Trabalho Ruy Fernando destaca a atuação do MPT no sentido de impedir que políticos e gestores públicos de uma maneira geral adotem critérios meramente subjetivos nas contratações, o que costuma ocorrer por meio do desvirtuamento de cargos de provimento em comissão, através de contratos firmados sem qualquer concurso ou processo seletivo para o exercício de funções de necessidade permanente da Administração, por meio de terceirizações ilícitas, inclusive valendo-se de cooperativas fraudulentas e OSCIP´s.

Ruy Fernando enfatiza, ainda, que compete ao MPT, como instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, combater fraudes utilizadas para descaracterizar o vínculo empregatício: “Para isso possui independência e autonomia para defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis dos trabalhadores brasileiros, buscando a transparência e a boa-fé nas relações de trabalho”.

As atividades, no auditório do MP estadual, foram iniciadas às 8h com apresentação da banda de música da Polícia Militar do Estado e declaração de abertura do procurador geral do Ministério Público Estadual Ivanildo de Oliveira. Em seguida, a representante local da Controladoria-Geral da União (CGU), Izamar Lima Cabral, falou aos presentes do motivo da celebração e enalteceu o engajamento de órgãos governamentais e não governamentais no Estado na luta por mudança da imagem do país e da postura dos brasileiros no combate à corrupção.

O promotor de Promotor de Justiça Geraldo Henrique Ramos Guimarães proferiu palestra sobre “Corrupção como Ilícito de Natureza Difusa”, a qual foi precedida de um ato simbólico de compromisso dos presentes ao auditório do MP, que vestiram camiseta com mensagem “O que você tem a ver com a corrupção?” e “A corrução é uma armadilha. Esperto é quem não cai nela”.

Coordenado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e Probidade Administrativa (CAO-PPA) do Ministério Público de Rondônia, em parceria com a Rede de Controle do Estado, o evento contou, ainda, com a presença de representantes da Controladoria-Geral da União, Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado de Rondônia (TCE-RO), Ministério Público Federal, Procuradoria Regional Eleitoral, conselhos sociais municipais e estaduais, secretarias municipais e estaduais e conselhos profissionais.

A data de celebração do Dia Internacional de Combate à Corrupção, 9 de dezembro, é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a corrupção, que ocorreu nesse dia, no ano de 2003, na cidade mexicana de Mérida. A Convenção, assinada por diversos países, é considerada o mais completo e abrangente instrumento internacional que vincula juridicamente os países, além de estabelecer a implementação de uma série de medidas para prevenir a corrupção. E tem como objetivo o fortalecimento de ações integradas dos órgãos de controle com os diversos segmentos da sociedade civil, de modo a ampliar a prevenção e o combate à corrupção.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Rondônia

 

Mais Sobre Política

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes (PSDB), visitou na manhã desta sexta-feira as instalações do frigorífico Rio Beef e an

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Desde o início do seu mandato, a vereadora Cristiane Lopes (PP) tem cobrado uma solução definitiva para os problemas do Transporte Coletivo da Cap

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) e o governador Marcos Rocha (PSL) visitaram nesta quarta-feira (18) o canteiro de obras

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

“A Energisa submeteu os rondonienses a uma crise energética sem precedentes. Os prejuízos estão sendo contabilizados em todos os segmentos da econom