Porto Velho (RO) quarta-feira, 29 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Política

MPT-RO firma parceria para acolher adolescentes



MPT-RO firma parceria para acolher adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas
 

Orientar sobre a rotina da instituição e funções a serem desempenhadas e inserir o adolescente em atividades conforme suas aptidões são compromissos da Instituição parceira.

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia (MPT-RO), integrando o projeto “Conhecer para Defender”, do Tribunal de Justiça de Rondônia, na qualidade de instituição parceira, firmou termo de cooperação com a SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social e a SEJUS – Secretaria de Estado da Justiça do Governo de Rondônia para acolher adolescentes do Programa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade aos quais tenha sido imposta medida de segurança na forma do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O compromisso assumido pelo MPT-RO consiste, entre outros, em acolher o adolescente, orientando-o sobre a rotina da instituição e funções a serem desempenhadas, inserir o adolescente em atividades conforme suas aptidões, fazendo o acompanhamento e a supervisão durante o desenvolvimento das tarefas que lhes forem estabelecidas; no tocante à disciplina, relacionamentos interpessoais e respeito às normas e atribuições do MPT junto à sociedade, com fins de promover a medida socioeducativa proposta pelo Juizado da Infância e da Juventude, em decorrência do cometimento de ato infracional.

A iniciativa de incluir o MPT-RO no programa de atendimento a adolescentes em conflito com a lei foi da procuradora do Trabalho Silvana da Silva de Suckow, coordenadora regional da Coordinfância – Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente. A procuradora entende que a medida contribui para o resgate social desses adolescentes, através do fomento de condições favoráveis à ruptura da prática infracional e da reinserção positiva à sociedade.

Embora o cumprimento da medida demande o desempenho de algumas tarefas “as atividades desenvolvidas são socializadoras, diferente dos contratos de aprendizagem e de emprego com o órgão ou instituição parceira”, esclarece a procuradora do Trabalho.

Silvana Suckow diz que na Procuradoria Regional do MPT-RO a prestação de serviços por adolescentes será feita por aqueles com idade a partir dos 14 anos, “pois aos adolescentes com idade inferior a 14 anos é cabível apenas medida de liberdade assistida, ante o disposto no artigo 7°, inciso XXXIII da Constituição Federal, que veda qualquer tipo de trabalho lato sensu a esses menores”.

Os adolescentes terão o acompanhamento de psicólogos, dos pais e do coordenador de cada órgão parceiro. A prestação dos serviços terá duração máxima de seis meses, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O adolescente que não cumprir as obrigações assumidas poderá, a critério do juiz da Infância e da Juventude, ter a medida socioeducativa de prestação de serviços à comunidade substituída por outra mais severa.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Rondônia
 

Mais Sobre Política

Deputado indica necessidade da continuação do pagamento do auxílio-covid aos profissionais da segurança pública e saúde

Deputado indica necessidade da continuação do pagamento do auxílio-covid aos profissionais da segurança pública e saúde

Preocupado com o crescimento dos casos de infecção pela Covid-19, o deputado estadual Anderson Pereira (Republicanos) encaminhou ao governador do es

Recursos serão investidos em construção e melhorias de espaços para a prática de esporte e lazer nos municípios

Recursos serão investidos em construção e melhorias de espaços para a prática de esporte e lazer nos municípios

O deputado Cirone está liberando mais de R$ 8 milhões para execução de obras. “Os espaços destinados a prática do esporte e lazer dão vida à cidade,

Em Vilhena, Deputado entrega benefícios para atender os pequenos produtores rurais

Em Vilhena, Deputado entrega benefícios para atender os pequenos produtores rurais

Na manhã deste sábado, 25 de junho, o deputado estadual Luizinho Goebel (PSC), juntamente com o governador de Rondônia coronel Marcos Rocha, deputad

Pontes no distrito de São Domingos serão substituídas por tubos corrugados, através de emenda parlamentar

Pontes no distrito de São Domingos serão substituídas por tubos corrugados, através de emenda parlamentar

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, Alex Redano (Republicanos), esteve neste domingo no distrito de São Domingos, pertence