Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MPT assina contrato para construir nova sede da Procuradoria


 

A Construtora deverá entregar a obra concluída ao MPT no prazo de 14 meses, a partir da emissão da Ordem de serviço

O Ministério Público do Trabalho (MPT) assinou na manhã desta sexta-feira (9/1) o contrato para a construção, em Porto Velho, do novo edifício-sede Procuradoria Regional do Trabalho – PRT 14ª Região, que abrange os Estados de Rondônia e Acre. O contrato foi firmado pelo Secretário Regional da PRT, Marcos Vicente de Souza e o representante da Construtora Roberto Passarini Ltda, senhor Roberto Luiz Passarini, em ato que contou com a presença do procurador-chefe substituto, Francisco José Pinheiro Cruz, da procuradora do Trabalho Maísa Gonçalves Ribeiro, dos membros da Comissão Especial de Licitação da PRT 14 e de servidores do órgão ministerial.

O início da construção vai ocorrer logo após a Construtora receber a ordem de serviço, a qual deverá ser dada até o final deste mês de janeiro, depois do cumprimento de formalidades previstas no edital de licitação. Os recursos para a construção no valor de R$ 10.374.700,32, já foram assegurados, dos quais R$ 2.250.000,00 foram empenhados, ainda em 2008 (mês de dezembro), como informa o Secretário Regional Marcos Souza.

De acordo com o Edital, o novo edifício-se da PRT 14 deverá ser construído no prazo de 14 meses, contados da liberação da ordem de serviço. Desta forma, a expectativa é que a obra seja entregue ao Ministério Público do Trabalho até abril de 2010. O prédio terá 5 pavimentos, sendo 1 subsolo, 1 térreo e 3 andares e uma área construída de 5.345,50m². A maquete eletrônica da obra pode ser vista no site da PRT.

Durante o ato de assinatura do contrato o procurador-chefe substituto, Francisco Cruz declarou que esta é mais uma fase do processo visando a construção da nova sede da PRT que chega a bom termo. “O que veremos, de agora em diante, será uma obra a todo vapor”, complementou.

O responsável pelo processo licitatório, que culminou com a assinatura do contrato para a construção da nova sede da PRT 14, Fernando José Menezes, que presidiu a Comissão Especial de Licitação da PRT 14, aproveitou o ato para externar agradecimentos a todos quanto estiveram envolvidos com o processo, servidores e colaboradores, inclusive de outros órgãos. “

Por sua vez o secretário Regional, Marcos Souza, anunciou que para o segundo semestre deste ano já está agendada uma auditoria na obra. Para os engenheiros Fausto Martuscelli Monteiro e Inês Aparecida Possari, que respondem pela Seção de Engenheira da PRT 14, “uma auditoria logo no início da construção contribuirá para que a obra siga seu curso dentro da normalidade e tenha seu cronograma cumprido conforme previsão inicial”.

Em gozo de férias, o procurador-chefe da PRT, Aílton Vieira dos Santos, foi lembrado no ato da assinatura do contrato por sua dedicação e empenho pessoal junto à Procuradora Geral do Trabalho, em Brasília, muitas vezes trabalhando fora de horários e dias de expediente, a fim assegurar os recursos e viabilizar a obra que representa uma nova fase na história da Procuradoria Regional do Trabalho em Rondônia. 

Nova fase na história da PRT

Desde a sua implantação, em 1986, que a Procuradoria Regional do Ministério Público do Trabalho em Rondônia funciona em instalações adaptadas, desprovidas de espaços suficientes acomodar adequadamente servidores e os procuradores e também aos usuários dos seus serviços, o cidadão, destinatário da atuação desse órgão essencial à função jurisdicional do Estado.

A nova sede da PRT 14 será erguida também para atender a um aumento de demanda do trabalho desencadeada pelo crescente desenvolvimento econômico e populacional que se verifica nos Estados do Norte brasileiro. Em Rondônia, milhares de trabalhadores chegam a cada dia atraídos pela construção de duas grandes obras: as hidroelétricas de Santo e Jirau, no Rio Madeira, bem como de outros empreendimentos de vulto tanto na cidade como no campo, o que exije das instituições governamentais adequação à essa nova realidade.

Fonte: Ascom-PRT 14ª Região

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)