Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MPF/RO PROPÕE AÇÃO DE IMPROBIDADE CONTRA AUGUSTINHO PASTORE



A ação prevê suspensão dos direitos políticos, perda de função pública e multa.

O Ministério Público Federal em Ji-Paraná (RO) ingressou com ação de improbidade administrativa contra o ex-secretário estadual de desenvolvimento ambiental Augustinho Pastore. Extrapolando suas atribuições legais, o atual presidente da Agência de Defesa Sanitaria Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) esteve, no dia 20 de março, no posto fiscal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Vilhena, determinando que fosse interrompida a operação de fiscalização em caminhões que transportavam madeira e apreensão das cargas não devidamente cobertas.

A ordem foi considerada abusiva tanto sob o aspecto formal quanto o material, porque não há relação de subordinação hierárquica entre o ex-secretário e os servidores servidores públicos, nem havia qualquer ilicitude no procedimento que estava sendo tomado pelos fiscais. De acordo com a ação, o secretário argumentou que a atuação da autarquia federal estava sendo muito rígida e agrediu verbalmente os servidores, valendo-se da companhia de policiais militares para intimidá-los no cumprimento do dever funcional.

Se a ação for julgada procedente, o MPF pede a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por três a cinco anos, multa de até cem vezes o valor da renumeração recebida pelo agente e proibição de contratar com o poder público, ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

Fonte: Ascom / Elizabete Neri
 

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)