Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MPF/RO e PF desarticulam esquema fraudulento de exploração ilegal de madeira



Fraudes no sistema informatizado de comercialização e transporte de produtos florestais permitiam a exploração indiscriminada de recursos.

O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO), em conjunto com a Polícia Federal, deflagrou hoje, 5 de junho, a Operação Savana. O objetivo é cumprir mandados judiciais de prisão, busca e apreensão contra servidores públicos e empresários ligados a um esquema de corrupção utilizando o Sisflora (sistema de controle do fluxo de produtos florestais desenvolvido pela empresa Tecnomapas). O monitoramento judicial confrontado com acompanhamento de campo e consultas ao programa informatizado descortinou um esquema de criação fictícia de créditos no banco de dados da administração e concessão irregular de licenças ambientais.

As investigações apontaram a ação de quatro grupos de agentes econômicos privados que utilizavam diversos expedientes criminosos para obter vantagem financeira decorrente da exploração ilegal de madeira. Os crimes vão da corrupção de agentes públicos até a falsificação de documentos públicos e privados.

O primeiro grupo agia dentro da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), utilizando a transposição de sistemas de controle para gerar saldos fictícios de essências de madeiras e as guias florestais utilizadas nos transportes do produto extraído ilegalmente. Emitia, ainda, licenças ambientais indevidas, mediante pagamento de propina, e lançava informações baseadas em notas fiscais falsas e plano de manejos inexistentes, facilitando a operação de empreendimentos e atividades comerciais causadoras de danos ambientais. O segundo grupo possibilitava a confecção e venda de notas fiscais frias, aquisição de planos de manejo fantasmas, emitia as guias florestais fraudulentas destinadas a acobertar o transporte de madeira ilegal, enquanto o terceiro intermediava a compra de documentos e de madeiras para fins de exportação. Já o quarto grupo está envolvido no esquema de acerto de grandes quantias financeiras objetivando a liberação de empresas, diminuição de multas e desconstituição de autos de infração lavrados pelo Ibama.

Para o MPF/RO, o esquema de inserção fraudulenta de créditos ficou suficientemente provado com os documentos e as informações colhidas pela Polícia Federal durante os nove meses de investigação. Além dos mandados de prisão, busca e apreensão, o MPF pediu a quebra de sigilo bancário e fiscal dos envolvidos e a realização de auditoria nos órgãos ambientais.

Fonte: Ascom MPFRO - Elizabete Neri

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidência da Alero solicita análise técnica prévia de minutas sobre organização e promoções na PM

Presidência da Alero solicita análise técnica prévia de minutas sobre organização e promoções na PM

A presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) encaminhou à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) so

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (SEMTRAN) divulgou, por meio do Ofício nº 562/2025/SEMTRAN-GAB, a resposta ao Pedido de P

Deputada Cláudia de Jesus busca garantir psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais

Deputada Cláudia de Jesus busca garantir psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais

A necessidade de garantir equipes multiprofissionais nas escolas estaduais motivou a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) a solicitar, por meio d

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)