Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MPF recomenda que prefeitura de Porto Velho termine em 90 dias auditorias em obras



A prefeitura de Porto Velho recebeu recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para concluir no prazo máximo de 90 dias todas auditorias e apurações, apresentar relatório circunstanciado de todas as medidas realizadas e laudos em relação às obras federais paralisadas.

A nova recomendação tem relação com outra emitida em dezembro de 2012, que teve como objetivo evitar prejuízos aos cofres públicos. Naquela época o MPF apontou que havia fortes indícios de fraudes em licitações; favorecimento de empresas que contratavam com a prefeitura; pagamentos indevidos; assédios e pressões contra servidores que não se submetiam ao esquema fraudulento etc.

O MPF aponta que, da recomendação anterior, a prefeitura tem cumprido apenas a suspensão dos pagamentos às construtoras. Segundo a prefeitura, as empresas possuem, ainda, créditos a receber no valor de quase 33 milhões de reais. Na nova recomendação, o MPF reforçou o pedido de suspensão de pagamentos das empresas Lufen Construções, Pavinorte Projetos e Construções e B.H. Oliveira Costa & Cia até a conclusão das auditorias.

Segundo o órgão, as outras medidas recomendadas há quase um ano não foram efetivadas, em especial a realização imediata de auditoria geral nos processos envolvendo as empresas investigadas. Na nova recomendação, o MPF dá prazo de 90 dias para responsabilização dessas três empresas por eventuais irregularidades cometidas nas contratações e responsabilização dos agentes públicos municipais envolvidos nas irregularidades.

O procurador da República Reginaldo Trindade ressalta que “a paralisação indefinida e por tanto tempo de todas essas obras precisa ser resolvida pela prefeitura; sob pena de eventual cancelamento dos convênios e contratos de repasse com a União, com imensuráveis prejuízos ainda maiores à população de Porto Velho”.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)