Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MPF intervém e empresas aéreas adquirem equipamentos para acessibilidade


 
21 de setembro é o Dia Nacional
de Luta das Pessoas com Deficiência

A acessibilidade nas ruas, locais públicos e estabelecimentos comerciais ainda está longe de ser realidade no Brasil. Em Porto Velho não é diferente. “Os avanços são lentos, mas é preciso persistir”, diz o procurador regional dos direitos do cidadão, Ercias Rodrigues de Sousa, do Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia. Na tarde de terça-feira, no Dia Nacional de Luta Nacional das Pessoas com Deficiência, o procurador inspecionou o Aeroporto Jorge Teixeira e verificou o funcionamento dos equipamentos adquiridos pelas companhias aéreas para solucionar a falta de acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

A inspeção faz parte de um inquérito civil público - uma investigação - aberta no MPF após reclamação da Federação dos Portadores de Deficiência de Rondônia (Feder). Os cadeirantes sentiam-se constrangidos ao serem carregados no colo pelos funcionários das companhias. A empresa Gol Linhas Aéreas adquiriu uma cadeira de propulsão elétrica que possibilita o acesso dos cadeirantes às aeronaves. A Tam comprou um ambulift rebocável, espécie de elevador que possibilita a entrada nos aviões.

O vice-presidente da Feder, Francisco Mário Alves Tavares, apontou que o avanço foi significativo, mas que o aeroporto ainda precisa de adequações. Ele citou três: colocação de piso tátil (espécie de tapete emborrachado que forma um caminho) para que os deficientes visuais possam se locomover com liberdade dentro do aeroporto; cimentar parte do piso do estacionamento, que hoje está com bloquetes e precisa ser mais deslizante; e colocar uma plataforma de descanso na rampa do estacionamento porque ela ficou longa e requer muito esforço dos cadeirantes para subi-la de uma única vez. Sobre a acessibilidade, Francisco Mário foi enfático: “aqui faltam três coisas, no restante da cidade falta tudo”.

Acompanhamentos

Ao todo, o MPF tem nove investigações abertas com a finalidade de promover acessibilidade dentro de sua área de atuação. Apresentam avanços as investigações que envolvem o Centro de Apoio a Pessoas Portadoras de necessidades Especiais - Capnes, da Universidade Federal de Rondônia; os prédios públicos federais em Rondônia; obras de reforma da agência da Caixa Econômica Federal em Ji-Paraná e a promoção da acessibilidade a deficientes visuais na faculdade Ulbra, em Porto Velho, além do Aeroporto Jorge Teixeira, que teve melhoras significativas, segundo o procurador.

Em fase inicial estão as investigações sobre a acessibilidade dos portadores de deficiência nas escolas públicas; capacitação de servidores públicos federais para o uso e interpretação de Libras – linguagem dos sinais; atendimento dos peritos médicos do INSS; e a implantação de acessibilidade nas obras de infra-estrutura urbana que utilizam recursos federais.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho

O auditório da Unipar, em Porto Velho, recebeu um grande público para prestigiar o ato de filiação de novas lideranças ao partido Progressistas, na

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

O Partido Progressistas (PP) realiza nesta quinta-feira (11) um grande ato de filiação que marca a entrada de novas lideranças políticas na sigla em

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15241/2025, solicitando um estudo de viabilidade para a criação e implement

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)