Quinta-feira, 5 de dezembro de 2013 - 17h08
O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia participou de reunião realizada com o povo indígena Cassupá e Salamãi, lideranças indígenas Karipuna e Karitiana, representantes da Funai e Santo Antônio Energia. Na ocasião foram discutidas compensações sociais da usina de Santo Antônio para as comunidades indígenas Cassupá e Salumãi.
Durante a reunião, realizada no último dia 30, apresentou-se diagnóstico sobre os Cassupá e Salamãi, elaborado por consultoria contratada pela empresa Santo Antônio Energia. Após discussões com a comunidade indígena, foi aprovado plano de ação que inclui medidas de fortalecimento da Organização do Povo Indígena Cassupá e Salamãi (Opics).
Dentre as medidas encontram-se proteção territorial da área em que os indígenas residem; investimento em ordenamento territorial e saneamento básico; construção de espaço de uso múltiplo (sede da associação, cozinha, espaço de reuniões, sanitários entre outras); desenvolvimento de projetos de avicultura e hortaliças e fortalecimento cultural e educacional do povo indígena.
De acordo com a analista socioambiental Lia dos Santos, com a aprovação da comunidade e da Funai, a Santo Antônio Energia iniciará ações práticas na área para cumprir o Plano de Trabalho aprovado e acordado.
O MPF atuou junto aos Cassupá e Salamãi para que os impactos sofridos pelos indígenas fossem amenizados, fortalecendo assim as ações, representação e sobrevivência desse povo. “Atuamos na defesa dos direitos dos povos indígenas e estamos acompanhando atentamente as ações que, nessa comunidade em particular, é reflexo direto do termo de acordo assinado entre o MPF, a Opics e a Santo Antônio Energia, em setembro de 2011, para inclusão dos Cassupá e Salamãi nas compensações”, disse o procurador da República Raphael Bevilaqua.
A reunião também teve como assunto o diálogo com as lideranças indígenas Karitiana e Karipuna sobre as compensações em suas comunidades e, dentre outros temas, saber da Funai e do empreendedor (Santo Antônio Energia) o motivo da demora para aprovação das compensações em relação aos indígenas isolados.
Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho
O auditório da Unipar, em Porto Velho, recebeu um grande público para prestigiar o ato de filiação de novas lideranças ao partido Progressistas, na

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas
O Partido Progressistas (PP) realiza nesta quinta-feira (11) um grande ato de filiação que marca a entrada de novas lideranças políticas na sigla em

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15241/2025, solicitando um estudo de viabilidade para a criação e implement
Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)