Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MPF e Santo Antônio Energia discutem compensações sociais aos indígenas



O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia participou de reunião realizada com o povo indígena Cassupá e Salamãi, lideranças indígenas Karipuna e Karitiana, representantes da Funai e Santo Antônio Energia. Na ocasião foram discutidas compensações sociais da usina de Santo Antônio para as comunidades indígenas Cassupá e Salumãi.MPF e Santo Antônio Energia discutem compensações sociais aos indígenas - Gente de Opinião

Durante a reunião, realizada no último dia 30, apresentou-se diagnóstico sobre os Cassupá e Salamãi, elaborado por consultoria contratada pela empresa Santo Antônio Energia. Após discussões com a comunidade indígena, foi aprovado plano de ação que inclui medidas de fortalecimento da Organização do Povo Indígena Cassupá e Salamãi (Opics).

Dentre as medidas encontram-se proteção territorial da área em que os indígenas residem; investimento em ordenamento territorial e saneamento básico; construção de espaço de uso múltiplo (sede da associação, cozinha, espaço de reuniões, sanitários entre outras); desenvolvimento de projetos de avicultura e hortaliças e fortalecimento cultural e educacional do povo indígena.

De acordo com a analista socioambiental Lia dos Santos, com a aprovação da comunidade e da Funai, a Santo Antônio Energia iniciará ações práticas na área para cumprir o Plano de Trabalho aprovado e acordado.

O MPF atuou junto aos Cassupá e Salamãi para que os impactos sofridos pelos indígenas fossem amenizados, fortalecendo assim as ações, representação e sobrevivência desse povo. “Atuamos na defesa dos direitos dos povos indígenas e estamos acompanhando atentamente as ações que, nessa comunidade em particular, é reflexo direto do termo de acordo assinado entre o MPF, a Opics e a Santo Antônio Energia, em setembro de 2011, para inclusão dos Cassupá e Salamãi nas compensações”, disse o procurador da República Raphael Bevilaqua.

A reunião também teve como assunto o diálogo com as lideranças indígenas Karitiana e Karipuna sobre as compensações em suas comunidades e, dentre outros temas, saber da Funai e do empreendedor (Santo Antônio Energia) o motivo da demora para aprovação das compensações em relação aos indígenas isolados.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a

Deputado Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

Deputado Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia à Secretaria de Estado da Segurança,

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)