Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 - 17h15
O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) recebeu, na última quarta, a coordenadora-geral do Conselho de Defesa de Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), Juliana Miranda, e assessora especial Andréia Fernandes, da mesma instituição. A reunião tratou dos problemas mais relevantes que têm afligido o povo indígena Cinta Larga. As representantes do Conselho foram recebidas pelo procurador da República Reginaldo Pereira da Trindade.
O CDDPH e o MPF pretendem fazer uma visita ao território Cinta Larga, com data prevista para abril. A Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI) também será convidada a participar da visita. Na reunião, foram pré-definidos quatro eixos temáticos centrais a serem enfocados com prioridade no trabalho que será desenvolvido: a assistência judiciária aos índios, estruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai) para bem desempenhar suas funções, paralisação do garimpo e relacionamento entre as comunidades indígenas e a Polícia Federal.
Para o procurador Reginaldo Pereira da Trindade, a parceria com o CDDPH é fundamental no desenvolvimento das medidas para amenizar a situação de abandono ao povo tradicional. “Existe, no âmbito do CDDPH, uma Comissão Especial criada com o objetivo de acompanhar e monitorar a implementação de projetos direcionados às comunidades indígenas Cinta Larga, especialmente os destinados a lhes proporcionar alternativas econômicas e sociais (Resolução nº 27/2006)”, disse.
Esta Comissão é composta pelos professores Dalmo Dallari e Flávia Piovesan e pelos representantes do MPF, Brasilino Pereira dos Santos, subprocurador-geral da República, e Reginaldo Trindade, procurador da República responsável, no estado, pela defesa do grupo indígena.
Fonte: MPF/RO
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)