Sexta-feira, 8 de outubro de 2010 - 11h45
TV Candelária (Record) e Record News Rondônia deram tratamento privilegiado aos candidatos Expedito Júnior e João Cahulla, afirma MP Eleitoral
Um levantamento feito pelo Ministério Público Eleitoral apontou que em diversos dias de agosto e setembro as emissoras TV Candelária (Rede Record) e Record News Rondônia fizeram sistematicamente divulgação privilegiada dos candidatos a governador Expedito Júnior (PSDB) e João Cahulla (PPS).
Segundo o MP Eleitoral, a análise do quadro Agenda dos Candidatos, exibido pelas TVs, revelou que houve afronta à Lei das Eleições quanto à proibição de dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação durante a programação e o noticiário das emissoras de televisão.
Na representação (denúncia de irregularidade) apresentada ao Tribunal Regional Eleitoral, o MP Eleitoral afirma que as TVs deram até cinco vezes mais tempo aos dois candidatos que aos demais. Ainda conforme a representação, os telejornais exibiam Expedito Júnior e João Cahulla rodeados de pessoas em comícios, passeatas, reuniões, visitas etc. Eles também eram mostrados falando em entrevistas e durante os comícios. As agendas de campanha dos outros candidatos eram apresentadas por meio de texto e fotografias.
“Isto influencia o telespectador do telejornal ao tentar mostrar que tal candidato está mais destacado que os adversários na disputa eleitoral. Houve explícita e escandalosa propaganda eleitoral em prol de ambas candidaturas”, argumenta o procurador eleitoral auxiliar Reginaldo Trindade. As emissoras pararam de exibir o quadro Agenda dos Candidatos após uma recomendação expedida pelo MP Eleitoral, em meados de setembro.
O MP Eleitoral cita que as TVs são concessões públicas, não podem sublocar seus espaços na programação e têm responsabilidade sobre o conteúdo e formato das notícias que veiculam em seus telejornais, devendo respeitar a lei quanto ao tratamento isonômico dado aos candidatos. Se condenadas, as emissoras podem pagar multa a ser estipulada pela Justiça Eleitoral.
Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 47/2023), que trata da transposição de servidores dos ex-territórios para a folha da União, avançou na Câma

Deputado Pedro Fernandes destina R$ 1,7 milhão para cirurgias eletivas em Ariquemes
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais) para a Pref

Eleições 2026 - Plenária de Mulheres do PT debate fortalecimento de candidaturas femininas
No último sábado, 14 de março, a Secretaria Estadual de Mulheres do PT realizou a Plenária de Mulheres Petistas, Regional Madeira Mamoré. "Democraci
Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)