Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MPE de Rondônia acusa senador eleito Ivo Cassol de crime eleitoral


 
Débora Zampier

Agência Brasil,
Brasília – A Procuradoria Regional Eleitoral de Rondônia (PRE-RO) entrou com um pedido de investigação judicial eleitoral contra o senador eleito Ivo Cassol (PP-RO) e mais sete pessoas pela prática de crime eleitoral. Cassol é acusado de usar um evento religioso para promover sua candidatura nas eleições deste ano.

Segundo a PRE-RO, houve abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação durante um show evangélico da Igreja Mundial do Poder de Deus, no município Rolim de Moura, no dia 18 de setembro. O apóstolo Valdomiro Santiago solicitou às mais de 10 mil pessoas presentes no evento que votassem naqueles candidatos, dizendo que eles eram “obra de Deus” e seus amigos.

Além de Cassol, foram citados na ação seus suplentes Reditário Cassol e Odacir Soares; o atual governador João Aparecido Cahulla (PPS) (que foi derrotado na disputa da reeleição), e seu candidato a vice-governador Tiziu Jidalias; o candidato a deputado federal Joarez Jardim (PP) e o candidato a deputado estadual Ari Saraiva (PSDC).

Segundo o procurador regional eleitoral Heitor Soares, houve uma “explícita e autêntica propaganda eleitoral feita pelo líder religioso”. No começo do período eleitoral, a procuradoria emitiu uma recomendação para que todos os segmentos religiosos não fizessem propaganda eleitoral para candidatos. Entretanto, a igreja desobedeceu e fez o evento, que foi transmitido pela televisão e pela internet.

A Promotoria Eleitoral da cidade acompanhou o evento e constatou que houve “desvio de finalidade religiosa para promover os candidatos”. Com isso, os promotores pediram à Justiça Eleitoral que determinasse o encerramento imediato do show e a apreensão dos equipamentos de som, mas o juiz não foi localizado e o evento prosseguiu.

Além do showmício, o apóstolo Valdomiro Santiago participou de um programa eleitoral do governador João Aparecido Cahulla, veiculado em 21 de outubro, onde aparece pedindo apoio ao candidato. Motivo que levou a PRE-RO a pedir aplicação de multa de R$ 200 mil ao religioso.

Nas eleições deste ano, Cassol chegou a ter o registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia por ter uma condenação judicial colegiada por abuso do poder político e econômico e por compra de votos nas eleições de 2006. Entretanto, o registro foi liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas vésperas das eleições.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)