Quinta-feira, 30 de agosto de 2007 - 12h13
O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, expediu ontem (29) recomendações ao Governo do Estado, Assembléia Legislativa e Tribunal de Contas, para que efetuem a exoneração, no prazo de 30 dias, de todos os servidores ocupantes de cargos comissionados ou funções gratificadas que sejam parentes até terceiro grau de detentores de mandato eletivo, secretários do Poder Executivo e dirigentes de órgãos da administração direta e indireta.
As recomendações encaminhadas para Governo, Assembléia e Tribunal de Contas, foram publicadas na edição de hoje (30) do Diário Oficial da Justiça.
Recomendação semelhante, feita pela Promotoria de Justiça de Ouro Preto do Oeste às prefeituras de Ouro Preto, Nova União, Teixeirópolis, Vale do Paraíso e Mirante da Serra, resultou na exoneração de 47 ocupantes de cargos comissionados, conforme apontou o primeiro balanço apresentado no último dia 16 pelo Promotor de Justiça Aluildo de Oliveira.
Em Vilhena foram exonerados 14 parentes do prefeito que ocupavam cargos comissionados na administração. A decisão foi resultado de uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público através do Promotor de Justiça Elicio de Almeida e deferida pela Justiça.
O Supremo Tribunal Federal (STF) já se manifestou sobre a prática de nepotismo, considerando que ela contraria as normas constitucionais. O nepotismo se caracteriza pela nomeação de parentes até terceiro grau em linha reta ou colateral, consangüíneo ou afim dos agentes públicos – detentores de mandato eletivo, secretários do Poder Executivo e dirigentes de órgãos da administração direta e indireta – para cargos comissionados ou de contratação temporária.
O nepotismo cruzado caracteriza-se pela reciprocidade, pela troca de informações, pela troca de favores entre os órgãos e Poderes na contratação de parentes dos agentes públicos.
Autor: Marcelo Freire/DRT476-RO
Fonte: Ascom/MPRO
Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 47/2023), que trata da transposição de servidores dos ex-territórios para a folha da União, avançou na Câma

Deputado Pedro Fernandes destina R$ 1,7 milhão para cirurgias eletivas em Ariquemes
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais) para a Pref

Eleições 2026 - Plenária de Mulheres do PT debate fortalecimento de candidaturas femininas
No último sábado, 14 de março, a Secretaria Estadual de Mulheres do PT realizou a Plenária de Mulheres Petistas, Regional Madeira Mamoré. "Democraci
Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)