Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MP é acionado por falta de segurança nas escolas


O Ministério Público de Rondônia tem sido acionado por diretores e profissionais das escolas públicas do Estado por causa da falta de vigilantes, retirados em razão do cancelamento do contrato entre o governo e a empresa que os contratava.MP é acionado por falta de segurança nas escolas - Gente de Opinião

A informação é do deputado federal Padre Ton (PT-RO), que tem recebido manifestação de diretores e professores descontentes com a situação por temerem assaltos nas unidades escolares. “O Ministério Público em Porto Velho também tem recebido muitas reclamações e iniciou procedimento para averiguar o que está acontecendo no âmbito do governo para ter rescindido contrato sem adotar outras providências relativas à segurança da comunidade escolar”, diz. O deputado falou hoje (17) em plenário sobre o assunto.

“É preocupante a situação. O argumento do governo foi de fazer economia, e que ia oferecer segurança equipando as escolas, investindo em monitoramento eletrônico, mas até agora nada. E só na capital já foram registrados, conforme a imprensa, mais de uma dezena de assaltos”, afirma Padre Ton.

Equipada com “grande sacrifício” da comunidade escolar, nas palavras da professora Marlene Silveira, o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Vilhena (CEEJA), através do Conselho Escolar, foi ao Ministério Público no último dia 6 de dezembro.

O presidente do Conselho, Flávio Roberto, subscreve documento em que registra ter a escola “bens patrimoniais de grande valor econômico” e que sem a vigilância privada antes existente o estabelecimento será “alvo de fácil acesso aos vândalos e marginais”.

Diante do quadro, o Conselho pede “providencias necessárias para a proteção do patrimônio tão valioso”. O CEEJA possui, entre outros equipamentos, 35 computadores, três notebooks e doze impressoras.

“Nossa escola é linda, aberta à comunidade, que tem acesso a curso de informática, toda equipada com o esforço dos profissionais que nela atuam. O que o governo fez não tem cabimento. Se não pode ter empresa privada na segurança, tampouco podemos contratar, pois a lei 680, de 2012, que definiu o Plano de Cargos e Salários dos Servidores públicos de Rondônia não contempla vigilante escolar”, reclama a professora Marlene.

O deputado Padre Ton diz que a revolta nas escolas de Vilhena é grande com o documento enviado pela Representação da Secretaria da Educação com orientações para o caso da “escola ser danificada ou arrombada.”

“O documento orienta, entre outras coisas, a escola a encaminhar um ofício solicitando à Seduc a reposição de bens furtados ou danificados. Isso mostra que o governo não dá valor ao que se tem, não está preocupado com o patrimônio, o que é um exemplo ruim, péssimo para funcionários pouco zelosos com o que é público”, diz o deputado, opinando ainda ser uma “contradição” o governo demonstrar disposição para repor o material roubado, significando mais gasto público, e promover suposta economia com o corte dos vigilantes terceirizados. 

Segundo Marlene, há diretores dormindo na escola numa tentativa de evitar o roubo no horário noturno e feriados, quando a vigilância é inexistente. “A primeira escola roubada em Vilhena fica em frente a um posto da Polícia Militar”, conta. 

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)