Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MP denuncia servidoras por falsidade ideológica


A Promotora de Justiça Tânia Garcia, da Promotoria de Nova Brasilândia, denunciou na 1ª Vara Criminal as servidoras Raissa Consuelo Costa Rodrigues e Kátia Lima Barreto por prática de falsidade ideológica. Raissa foi aprovada no ano de 2004 em concurso público no município e em 2005 em concurso realizado pelo Estado, passando a acumular dois cargos públicos com carga horária de 40 horas semanais.

Caso semelhante aconteceu com Kátia. Ela foi aprovada em 2001 no concurso da Prefeitura e em 16 de junho de 2004 tomou posse no Estado para o desempenho das suas funções em Porto Velho.

O Ministério Público, através da Promotoria de Nova Brasilândia, apurou que as servidoras deixaram de cumprir parte da carga horária mensal junto ao município. Em alguns dias as servidoras passaram a assinar simultaneamente folha de freqüência junto ao Município e Estado. O fato configura ato de improbidade administrativa e está apurado em procedimento administrativo instaurado pela Promotoria.

Segundo a Promotora, a cumulação de dois cargos públicos com carga horária semanal de 40 horas não seria legalmente possível. “Para contornar essa vedação, ao tomar posse no Estado as denunciadas apresentaram junto à Secretaria Estadual de Administração (SEAD) declaração falsa de que não possuíam àquela época nenhum outro vínculo empregatício público ou privado”, disse a Promotora na denúncia.

As funcionárias denunciadas inseriram em documento particular (declaração com firma reconhecida) declaração falsa, com o fim de prejudicar direito e alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante, já que se declarassem que possuíam vínculo de 40 horas com o Município de Nova Brasilândia do Oeste não poderiam ter tomado posse no Estado com a mesma carga horária por vedação legal.

Fonte: Ascom/MPRO 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)