Sexta-feira, 13 de julho de 2007 - 14h25
A denúncia foi apresentada, no dia 11 de julho, pela Promotora de Justiça Aidee Moser Torquato Luiz ao Juiz de Direito da 1ª Vara do Juizado da Comarca de Porto Velho. A ação do Ministério Público foi em virtude de uma denúncia anônima recebida pelo  Batalhão de Polícia Militar Ambiental, no dia 23 de junho de 2007, por volta das 17h30, sobre a realização de brigas de galos na Rua Panamá, nº 33, Bairro Nova Porto Velho.
Chegando ao local, os policiais constataram a existência de 147 galináceos identificados como galinhas, frangos, pintos e galos, provavelmente das raças ASEELS e SHAMO, popularmente conhecidos como galos de brigas. Muitos deles apresentavam lesões  áreas depenadas, ferimentos na cabeça, sangramento, espora cerrada e cegueira, conforme Laudo de Exame Pericial. 
Verificou-se que as aves permaneciam de forma inadequada em pequenas gaiolas de alvenaria e grades metálicas.  Também foram encontrados, entre outros utensílios, um tanque de alvenaria revestido internamente com espuma e napa, conhecido por rinha de galo, apresentando no interior sinais de luta entre animais; uma chocadeira, balança, caderno de anotações, artefatos de couro utilizados para proteção de esporas e bicos de galináceos, medicamentos (colírio, vacinas, suplementos alimentares e energéticos) de uso veterinário e seringas, conforme laudo pericial.
Pelo artigo 32, da Lei Federal nº 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), pela prática de ato de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação de animais silvestres e domésticos, a pena prevista é de detenção de três meses a um ano e multa.
Autoria: Fábia Assumpção MTB/372/AL
Fonte: Ascom MPRO  
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d

Sérgio Gonçalves e Silvia Cristina reforçam união pela saúde em visita ao Hospital de Amor Amazônia
Na manhã desta segunda-feira, 3 de novembro, o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves (União Brasil), visitou o Hospital de Amor Amazônia, em

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), em Porto Vel

A deputada federal Cristiane Lopes manifestou profunda indignação diante da operação de despejo realizada na Linha 106, em Alvorada do Oeste (RO), q
    Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)