Segunda-feira, 11 de junho de 2007 - 12h55
Após divulgação de Nota Pública conjunta, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Força Sindical, repudiando a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito contra sindicato de trabalhadores, as entidades deram inicio à campanha prontamente contra a CPI, com a instalação de outdoor´s neste final de semana em vários locais na capital.
A Comissão é para investigar uma entidade sindical, medida considerada inconstitucional, por violar o artigo 8º da Constituição Federal, que estabelece claramente que estão “vedadas ao poder público a interferência e a intervenção na organização sindical”.
Os trabalhadores estão indignados com a instalação da CPI, de um lado por ser inconstitucional, conforme parecer jurídico publicado em abril nos principais jornais de Rondônia, o qual não foi questionado, pois até o momento a Assembléia não divulgou, sequer, os fundamentos jurídicos teriam embasado a CPI. De outro, por ter sido descumprido um entendimento, feito no plenário da ALE, com um grupo de deputados, de que a Comissão não seria instalada. Segundo os sindicalistas, participaram do entendimento os deputados Tiziu, Luizinho, Wilber, Jesualdo, além do vice-presidente da Casa, Alex Testoni. Estes deputados descumpriram o acordo.
Nesta semana, as Centrais Sindicais atuarão em duas frentes, uma nacional e outra local. Para isso, o presidente da Força Sindical, Antônio Amaral, viaja nesta segunda-feira para São Paulo e posteriormente para Brasília, onde protocolará denúncia de prática anti-sindical, por parte do Estado, na Organização Internacional do Trabalho (OIT) e e em várias outras entidades e organizações nacionais e internacionais.
Já em Porto Velho, o presidente da CUT, Itamar Ferreira, coordena as ações já aprovadas, que incluem medidas de mobilização e ação na Justiça.
Fonte: Ascom - CUT
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública
Pelo segundo ano consecutivo, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu o Selo Diamante conferido pelo Programa Nacional de

Presidente do Progressistas, deputada Sílvia Cristina anuncia chegada de novas lideranças ao partido
A presidente estadual do Progressistas, deputada federal Sílvia Cristina, anunciou a chegada de novas lideranças ao partido. O evento que marca o re

Prestação de contas destaca ações e investimentos do mandato de Cláudia de Jesus em Rondônia
Em três anos de atuação, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou um balanço marcado pela valorização dos trabalhadores, fortalecimento

Após cobranças firmes da deputada federal Cristiane Lopes no plenário da Câmara e no envio de ofícios ao Governo Federal, o Ministério da Indústria
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)