Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Movimento dos trabalhadores em educação é retomado com mais força após feriado



Os trabalhadores em educação do Estado de Rondônia retomaram nesta segunda-feira (dia 05/04/2010) as manifestações públicas pelo atendimento das reivindicações apresentadas ainda em dezembro de 2009 ao governo. Os protestos haviam sido suspensos devido aos feriados da Semana Santa, e foram reiniciados com mais força, mais adesão e com o apoio da sociedade. 

Em cumprimento à decisão do Tribunal de Justiça, a categoria aguarda a abertura de negociações com o governo. O prazo estipulado pela Justiça para que o governo negocie com a categoria é de 30 dias. Até o momento o governo não se manifestou. 

Enquanto isso a paralisação conta com a adesão de mais de 80% dos estatutários em todo o Estado. Algumas escolas estão funcionando parcialmente com os servidores emergenciais, contratados sem concurso público, e alguns em estágio probatório, situações em que os profissionais são mais suscetíveis às pressões e ás ameaças do governo. 

Os trabalhadores em educação reivindicam reposição das perdas salariais, entre outros itens constantes da pauta de reivindicação, apresentada em dezembro ao governador e à secretária de Estado da Educação. 

Diariamente o movimento reivindicatório recebe manifestações de apoio de outras categorias de servidores, de pais de alunos, de setores da sociedade e das Câmaras Municipais. 

As manifestações mais recentes foram da Câmara Municipal de Pimenta Bueno, assinada pelos vereadores Professor Régis, Cleiton Roque, Rodnei Pedroso, Vicente Pinheiro, Celso Bueno, Jean Mendonça e Ananias Pereira; e da Câmara Municipal de Nova Mamoré, assinada pelos vereadores Orlando Baiano, Antônio Barroso, Isaías Fernandes, José Ribamar Inácio, Reinaldo Paulino, Calixto dos Reis, Isaías Santana, Valderino de Morais e Luiz Carlos Rodrigues. 

Nesta segunda-feira as manifestações acontecem em frente à Assembléia Legislativa, em Porto Velho, onde os trabalhadores em educação cobram dos deputados uma resposta da Comissão de Parlamentares instituída para intermediar uma negociação com o governo.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)