Sexta-feira, 9 de abril de 2010 - 18h12
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde o Sinsjustra, Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre, realizou no último dia oito de abril a primeira mostra de saúde. O evento aconteceu no estacionamento ao lado do Tribunal Regional do Trabalho e contou com a parceria da Faculdade São Lucas e Corpo de Bombeiros.
A mostra contou com a participação de alunos do Centro Salesianos do Menor, Escola Getúlio Vargas, PETI – Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil, além de servidores do TRT e comunidade do bairro, ao todo mais de 300 pessoas prestigiaram o evento.
Mais de 35 profissionais da Faculdade São Lucas, entre acadêmicos e professores, ofereceram gratuitamente diversos serviços de saúde. A equipe de Enfermagem realizou aferição de pressão, tipagem sanguínea e teste de glicose.
A secretária geral da presidência do TRT, Luana Medeiros, fez uma pausa no trabalho e foi prestigiar a I Mostra de Saúde onde realizou o teste de Glicemia. A servidora parabenizou a iniciativa do Sinsjustra. “Eu achei muito interessante, é uma importante idéia que garante saúde e bem estar para o servidor, que na maioria das vezes, tem tanto trabalho que mal consegue cuidar da saúde. A iniciativa de estender os serviços para a comunidade merece destaque”, opinou Luana.
No stand de Fisioterapia foi possível fazer avaliação postural e exercícios de alongamento. Os futuros fisioterapeutas ainda deram dicas sobre a postura correta do dia-a-dia como prevenção de problemas futuros.
O curso de Fonoaudiologia também marcou presença, a estimulação da linguagem foi trabalhar, em especial com as crianças, uma atividade oral que tem um impacto surpreendente no desenvolvimento cerebral de uma criança.
O corpo de bombeiros contribuiu com informações sobre a importância dos primeiros socorros em situações de emergências. Dicas de procedimentos iniciais para socorrer acidentados, afogados e vítimas de paradas cardíacas foram repassadas.
Como grande parte dos visitantes eram estudantes, o Sinsjstra também se preocupou em desenvolver atividades recreativas como apresentação de danças e espaço para pinturas.
O Tribunal colaborou com sua diretoria de saúde que forneceu massagem, exercícios de ginástica laboral, dicas de qualidade de vida no trabalho, além de liberar os servidores para participarem do evento. Taís Fusinato, assistente social do TRT, também participou da Mostra, foi uma dos muitos servidores que aproveitaram o cantinho da massagem. “É relaxante e revigora as forças para enfrentar o dia-a-dia. Uma massagem de apenas 15 minutos já basta para dar disposição. O Sinsjustra acertou na elaboração do evento, nós servidores precisamos mesmo separar um tempo para cuidarmos da saúde”, esclareceu a assistente social.
Para o sindicato a I Mostra de Saúde já é um sucesso, teve uma grande adesão do público mesmo tendo sido realizada em apenas um período do dia. Para Antônio Batista, presidente do Sinsjustra, o evento foi apenas um aquecimento para os próximos que serão realizados ao longo do ano. “a princípio o objetivo da mostra era beneficiar o servidor, mas pensamos que algo tão importante, como a saúde, não poderia ficar restrito apenas a um grupo, foi aí que abrimos para a participação da comunidade. Nosso ideal foi alcançado, mostramos aos presentes como vivemos melhor quando temos saúde. A pouco tempo esse espaço foi palco de uma greve, agora usamos o mesmo local para levar informações que geram qualidade de vida para as pessoas”, enfatizou o presidente.
Fonte: Luciane Gonçalves - DRT/PR 6060
Presidente da Alero parabeniza ações da Escola do Legislativo de Rondônia durante a 8ª Expobur
Durante a realização da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur) em Buritis, a Assembleia Legislativa de Rondônia, por meio da Escola
Deputados aprovam mais de R$ 16 milhões para segurança pública e atendimento socioeducativo
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária, quatro projetos de lei ordinária (PLOs) que autorizam a abertura de cré
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista – RO) voltou a cobrar c
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér