Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mostra de Ciência e Tecnologia começa na próxima terça-feira


 
No período de 20 a 26 de outubro acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em parcerias com os estados.

Em Rondônia o evento é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral – Seplan, através da Gerência de Ciência e Tecnologia e Inovação. De acordo com o coordenador da Semana Nacional de C&T no Estado, Emanuel Mirtil, em todos os municípios é realizado atividades como exposições, palestras, oficinas, apresentações de filmes, jogos e experimentos.

Na capital será feita uma grande exposição – A Mostra "Ciência com a Comunidade", nos dias 21, 22 e 23 de outubro, no Ginásio Cláudio Coutinho, com a participação de 24 instituições atuantes nos segmentos de C&T em Rondônia. Nos três dias de exposição, os portões estarão abertos para os visitantes, a partir das 9 horas até às 21horas, com entrada gratuita.

"Evolução e Diversidade" como tema principal

Este ano o tema da Semana Nacional de C&T é: "Evolução e Diversidade". Dentro desta temática serão debatidos assuntos como: A evolução da vida, seleção natural, evolução social e as diversidades biológicas, ambientais, étnicas e culturais a partir de conhecimentos científicos.

Segundo o gerente da Ciência e Tecnologia da Seplan, Francisco Maciel, o Estado está presente no esforço nacional, mostrando o seu investimento para contribuir para o desenvolvimento do País. "A idéia é mobilizar a população, em especial crianças e jovens em torno de temas e atividades voltadas à Ciência e Tecnologia", disse Francisco Maciel.

A cada ano cresce a adesão de instituições e de municípios à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Essa contribuição fez com que o Estado ocupa-se o 3º lugar nos dois últimos anos, na promoção de atividades. No ano passado, foram realizados 996 eventos, em mais de 40 municípios rondonienses, envolvendo instituições de Ensino Fundamental, Médio, Superior e de pesquisa.

De acordo com o secretário de Estado de Planejamento, João Carlos Ribeiro, o governo do Estado de Rondônia tem a preocupação e o interesse na ampliação das áreas de pesquisa. "Faz parte das ações estratégicas do governador Ivo Cassol, o crescimento nas áreas voltadas aos segmentos da Ciência e Tecnologia. A promoção da Semana Nacional de C&T contribui para o fortalecimento desse trabalho", destacou.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)