Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Moreira Mendes visita ministra Marina Silva


Moreira Mendes defende preservação e recuperação do meio ambiente como alternativas de renda para produtores rurais
 
A recuperação de matas ciliares e de encostas, a recomposição de sistemas frágeis e outras formas de manejo florestal precisam se tornar alternativas de renda para as famílias que residem em áreas rurais, inclusive para os proprietários de terras, de grande ou pequeno porte. Foi o que defendeu hoje o deputado Moreira Mendes (PPS-RO) durante audiência com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Segundo ele, o produtor rural precisa entrar na luta pela preservação dos recursos naturais, conciliando a produção com a preservação do meio ambiente.

Moreira Mendes lembrou que o estado de Rondônia foi criado a partir de um projeto de colonização diferente dos demais estados amazônicos. E apesar de ter havido avanços com a Medida Provisória n.º 2166 (que alterou o Código Florestal), muitos produtores ultrapassaram o limite de 50% permitido pela lei. "Agora, a responsabilidade de bancar a recuperação dessas áreas é do governo, uma vez que o produtor não dispõe de recursos", disse o deputado. Ele acrescenta que é preciso que sejam criados mecanismos compensatórios, como, por exemplo, cotas de financiamentos públicos destinadas especialmente à recuperação de áreas degradadas.

O deputado afirmou, ainda, que já há uma forte consciência de preservação ambiental entre os produtores rondonienses. No entanto, não há programas governamentais que promovam o envolvimento das associações, dos produtores rurais e das próprias comunidades em projetos dessa natureza. "Temos muitos problemas em Rondônia. Precisamos de um programa que envolva os jovens e os moradores da zona rural e lhes garanta um retorno financeiro. A criação de viveiros com recursos do governo federal, em convênio com prefeituras, associações rurais e assistência técnica da Emater, é uma boa alternativa". O mais importante, diz Moreira Mendes, é fazer com que o produtor rural veja que pode ter lucro com a floresta, através do manejo sustentado.

Medidas

A ministra Marina Silva, que foi companheira do deputado Moreira Mendes no Senado, elogiou bastante sua posição em defesa do meio ambiente e antecipou que estará apresentando ao governo, em breve, um conjunto de medidas para incentivar o manejo sustentado das florestas e dos recursos naturais. Como exemplos, ela citou o imposto de renda ecológico e a permissão do plantio de espécies exóticas na recuperação de matas ciliares. "Estou aqui para a gente trabalhar juntos numa agenda positiva. E no que depender de mim, o governo vai ter que fazer as coisas bem feito", disse ela.

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes aonvoca audiência pública para aspurar abusos na desintrusão da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau

Deputada Cristiane Lopes aonvoca audiência pública para aspurar abusos na desintrusão da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) o requerimento de audiência pública apresentado pela deputada fede

Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia

Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia

Durante sessão ordinária realizada nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1173/2025, qu

Deputada Cristiane Lopes destaca aprovação de projeto que protege crianças e adolescentes com deficiência

Deputada Cristiane Lopes destaca aprovação de projeto que protege crianças e adolescentes com deficiência

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 4028/2025, que altera a Lei nº 14.811/2024 para gara

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados

O trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) na Assembleia Legislativa de Rondônia, em defesa dos policiais civis, servirá de modelo para outros e

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)