Terça-feira, 19 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Moreira Mendes propõe parceria entre Fiero e consórcio da usina de Jirau



O deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) esteve reunido na manhã dessa segunda-feira, em Porto Velho, com o presidente da Fiero (Federação das Indústrias do Estado de Rondônia), Dênis Baú, para discutir uma parceria da Instituição com o consórcio Energia Sustentável do Brasil, responsável pela construção da usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira. A proposta visa a implantação do PDF - Programa de Desenvolvimento do Fornecedor, cujo objetivo principal é capacitar e cadastrar as empresas e a mão-de-obra locais para prestarem serviços ao consórcio no processo de construção da usina.

Moreira explicou ao presidente da Fiero que parceria semelhante já é realizada pelo consórcio CESTE na construção da hidrelétrica de Estreito, na divisa do Tocantins com o Maranhão. “Esse programa é uma parceria muito bem-sucedida, que está gerando dividendos para todos os empresários e trabalhadores daquela região”, disse o deputado, que no ano passado conheceu de perto os canteiros da usina.

O deputado disse que a idéia foi recebida com entusiasmo pela Fiero, mas lembrou que a parceria depende ainda da aprovação do consórcio. “Da parte da Fiero, a recepção foi total à proposta, que vai significar, na prática, a real valorização das nossas empresas e dos nossos trabalhadores. É com isso que estamos preocupados”, afirmou.

Moreira acrescentou, no entanto, que está apenas buscando promover um entendimento entre as duas partes, a fim de evitar que empresas de outros estados venham ocupar o lugar das rondonienses. Ele ressaltou que acredita na seriedade e no compromisso do consórcio liderado pelo Grupo Suez para com o estado de Rondônia. “Todos os empresários e trabalhadores de Rondônia estão unidos e conscientes de que podem contribuir decisivamente para o sucesso desse empreendimento”, frisou.

Além do presidente Dênis Baú, participaram do encontro o diretor regional do Senai (Serviço de Aprendizagem Industrial), Vivaldo Matos Filho, e o representante do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), Nazareno Barbosa.

Fonte: Claudivan Santiago

Gente de OpiniãoTerça-feira, 19 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa comemora entrega da RO-370, a Rodovia do Boi, em Corumbiara

Presidente da Assembleia Legislativa comemora entrega da RO-370, a Rodovia do Boi, em Corumbiara

Nesta sexta-feira (15), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de entrega

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu

Gente de Opinião Terça-feira, 19 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)