Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Moreira Mendes preocupado com ações da FUNAI


Brasília-DF, 9/12/2011 - O deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO), usou a Tribuna da Câmara dos deputados, na última quinta-feira 8, para falar, sobre o que ele chamou de “farra antropológica”. Para o parlamentar a FUNAI vem agindo de forma arbitraria e indiscriminada sobre a demarcação de terras indígenas, de quilombolas, e de áreas de conservação ambiental permanente.

“Não tenho absolutamente nada contra a nenhum indígena, ao contrário entendo que os índios precisam ter o seu espaço preservado, nos termos que define claramente a Constituição Federal. Agora, o que não podemos é aceitar essa “farra antropológica” que vem sendo realizada pela FUNAI, que vem extrapolando das suas atribuições, e sem nenhum critério, de maneira indiscriminada, resolveu “descobrir” comunidades indígenas a procura das suas terras”, justificou Moreira Mendes.

Para Moreira Mendes a demarcação de terras indígenas é um problema não só no seu estado. Ele explica a sua preocupação: “Isso virou um festival no país todo, temos problemas em Rondônia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Bahia. Os antropólogos sem nenhum critério estão simplesmente “plantando” um índio dentro de uma determinada localidade para criar um processo de reserva indígena. Isso é um assunto que precisa ser debatido com toda clareza no Congresso Nacional”, ressaltou.

Reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para tratar de demarcação de terras indígenas

Moreira Mendes disse que depois da reunião da última quarta-feira (7), da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para a análise da PEC 215/00, que trata da demarcação de terras indígenas, foi feito um acordo com o líder do governo na Câmara, Cândido Vacarezza (PT-SP), para que o assunto seja discutido na primeira semana após a volta do recesso.

“Fizemos um acordo na CCJ onde tivemos a presença da figura brilhante do líder Vacarezza. Chegamos a um entendimento para discutirmos na volta do recesso, e também nos comprometemos junto com o presidente da comissão João Paulo Cunha (PT-SP), de que esse assunto deverá ser trazido logo na primeira sessão como primeiro item da pauta. Também ficou acordado com o líder Vacarezza, as lideranças que estavam presentes e eu representando o PSD, que uma vez votado e aprovado a PEC, vamos criar uma comissão especial para tratarmos do assunto. Vamos fazer audiências públicas, ouvir as comunidades indígenas, a igreja, os antropólogos, mas também ouvir o povo de todos os estados, precisamos fazer um grande debate para chegarmos a solução desse problema”.

Situação da reserva indígena em Rondônia

Moreira Mendes acha um contrassenso à ampliação das terras indígenas Karitiana em Rondônia, e justificou seu ponto de vista: “No meu estado temos a tentativa de ampliação da reserva indígena Karitiana. Uma parte dessas terras fica em Porto Velho, capital, e a outra no município de Candeias do Jamari. A FUNAI quer ampliar a reserva de 90 mil hectares para 190 mil hectares, sendo que a população dessa aldeia quando foi criada era de 470 índios e hoje, diminui para menos de 270 pessoas. Volto a questionar, para que ampliar a reserva indígena?”, perguntou.

Fonte: Luciana Andrade
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)