Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MOREIRA MENDES: Piso salarial dos militares vai depender do governo


 
O deputado Moreira Mendes classificou a votação da proposta que define um piso salarial nacional para policiais civis e militares e bombeiros, ocorrida ontem na Câmara, como “a melhor notícia de todos os tempos” para as polícias do país, especialmente para as de Rondônia. A matéria foi aprovada, em primeiro turno, por meio da Proposta de Emenda Constitucional n. 446/09, do Senado, em substituição à PEC 300. No total, foram 393 votos favoráveis, e apenas duas abstenções.

“Nós votamos uma proposta bem mais ampla do que a PEC 300”, diz Moreira Mendes, ressaltando que o texto desta PEC foi rejeitado por vincular os salários dos policiais militares e bombeiros de outros estados aos desses profissionais no Distrito Federal.

As principais diferenças entre a emenda aprovada pelo Plenário e a PEC 300 são a diminuição do prazo para implementar o piso - que passa de um ano para 180 dias; e a previsão de um piso nacional provisório até que seja editada uma lei específica. Esse piso transitório será de R$ 3,5 mil para os policiais de menor graduação (soldados, no caso da PM) e de R$ 7 mil para os oficiais do menor posto.

“Quero deixar bem claro, com muita transparência, que isso é apenas a primeira batalha de uma longa guerra. Existem várias outras batalhas a serem vencidas”, avisa o deputado. Ele acrescenta que ainda é preciso votar os destaques e submeter a proposta a uma segunda votação em plenário, o que deve ocorrer nas próximas duas semanas. Após a votação na Câmara, a matéria volta ao Senado e posteriormente vai à regulamentação.

Transposição

Moreira lembra ainda que o processo de tramitação da PEC dos Militares segue o mesmo rito da proposta que garantiu a transposição dos servidores do ex-Território de Rondônia à União. Ou seja, ao final, a proposta vai depender exclusivamente do governo federal para ser colocada em prática. “Essa regulamentação só pode se dar através de lei. Se o governo tiver boa vontade, pode se dar por meio de Medida Provisória, ainda este ano. Como estamos vivendo um momento de pré-campanha eleitoral, é preciso que a população esteja esclarecida a respeito desses assuntos”, conclui o deputado.

Fonte: Claudivan Santiago

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)