Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Moreira Mendes melhora segurança no transporte escolar


 

A segurança dos alunos que utilizam o transporte escolar tem sido um dos temas mais discutidos atualmente no Brasil. Isso porque é grande o número de acidentes envolvendo vans, ônibus e outros veículos que transportam alunos, muitas vezes causando vítimas fatais. Preocupado com esse assunto, o deputado Moreira Mendes apresentou recentemente na Câmara um projeto de lei que altera o Código de Trânsito, especificamente no que se refere ao transporte escolar. O PL institui a figura do monitor de transporte escolar, uma pessoa que irá auxiliar os passageiros (alunos) e o próprio motorista, garantindo, assim, mais segurança no trajeto casa-escola-casa.

O Projeto de Lei de n. 5596/2009 estabelece que o monitor terá que cumprir alguns requisitos básicos, como: ter idade superior a vinte e um anos; ser aprovado em curso especializado de primeiros socorros; não responder a processos na justiça nem qualquer envolvimento com crimes de homicídio, furto, roubo, estupro, corrupção de menores e tráfico de drogas. Neste caso, a certidão negativa da justiça deverá ser apresentada a cada três anos.

Moreira Mendes também estabelece, em sua proposta, multas mais pesadas para os crimes cometidos no trânsito por veículos de transporte escolar. Em muitos casos, a penalidade hoje constante no Código de Trânsito poderá ser triplicada.

Em sua justificativa, o deputado rondoniense afirma que resolveu apresentar o projeto após ouvir sucessivas reclamações de pais de alunos sobre problemas no transporte escolar. Segundo ele, a situação é mais crítica no interior do País, onde o transporte de alunos é de altíssimo risco, vitimando dezenas de crianças a cada ano. Isso porque, acrescenta, “a realidade dos ônibus que transportam as crianças de cada para a escola, e vice-versa, é calamitosa”.

Moreira diz que, quase sempre, os veículos trafegam em péssimas condições, com pneus excessivamente desgastados, falta de extintores de incêndio, freios ineficientes e quase que total inexistência de cintos de segurança. “As péssimas condições desses veículos põem em risco a vida dos estudantes. E os fatores que contribuem para essa situação são a falta de fiscalização, o sentimento de impunidade e mesmo a falta de uma legislação mais rígida”, frisa o parlamentar.

No Brasil, a idade média dos veículos de transporte escolar é de quase vinte anos.


O monitor

Para o deputado Moreira Mendes, a presença de um monitor no sistema de transporte escolar traz inúmeras vantagens, como diminuição da probabilidade de atropelamento de crianças (que passarão a ser conduzidas por esse auxiliar do veículo até a porta da escola), a certeza de que as crianças estarão utilizando o cinto de segurança e, principalmente, a prestação de primeiros socorros numa eventual emergência. “Em todos esses casos, na maioria das vezes, o motorista, sozinho no veículo, fica impossibilitado de exercer satisfatoriamente ambas as funções de condutor e monitor. Por isso a presença desse novo profissional se faz tão importante”, conclui o deputado.

Fonte: Claudivan Santiago

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)