Sexta-feira, 2 de março de 2007 - 05h14
O deputado federal Moreira Mendes (RO) repudiou, em discurso no plenário da Câmara, a medida provisória aprovada dia 28, que liberou R$ 20 milhões dos cofres do governo brasileiro para serem aplicados na reforma agrária na Bolívia. "Isso é um desaforo, um deboche desta Casa!", protestou.
O parlamentar afirmou que representa um Estado "onde existem milhões de pessoas dependendo da reforma agrária, mas o Incra não cumpre o seu papel: não promove assentamentos, não leva a escola e a saúde". Entretanto, o governo quer investir dinheiro na implantação da política fundiária de reforma agrária do governo boliviano.
"Vejo, estarrecido, uma MP abrir crédito para ser aplicado na reforma agrária da Bolívia", disse Moreira Mendes na tribuna durante a discussão da matéria na noite de quarta-feira. Segundo a MP, a intenção é fortalecer a cooperação bilateral com a Bolívia, especialmente na área de desenvolvimento agrário e de agricultura familiar. "É preciso, sim, que o governo libere dinheiro para o Amazonas, o Acre, Rondônia para resolver os problemas brasileiros aqui dentro do Brasil".
Sobre o fato de o texto da MP afirmar que os recursos seriam utilizados também para "viabilizar a regularização migratória e fundiária e a sustentabilidade de famílias brasileiras que se dedicam a atividades extrativistas e à pequena agricultura em território boliviano", Moreira Mendes sugeriu que o governo de Evo Morales trate os brasileiros como os bolivianos são tratados no Brasil, usando nosso sistema de saúde, estradas, escolas e outros.
O deputado chamou a atenção dos colegas para o fato de o Brasil não poder aplicar dinheiro público em atividades privadas na Bolívia. "Esse dinheiro não tem como ser fiscalizado", justificou. No seu entendimento, a medida provisória "teria que ter ido para o lixo".
Fonte: Rodrigo Erse
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)