Quinta-feira, 20 de maio de 2010 - 18h19
Brasília, 20/mai/2010 – A partir da próxima terça-feira, 25, o deputado federal Moreira Mendes (PPS) terá pela frente mais uma importante missão. Ele vai assumir a presidência da Frente Parlamentar Agropecuária - FPA, entidade que reúne as principais lideranças ruralistas do Congresso Nacional. Composta por 268 membros (233 deputados e 35 senadores), a frente tem tido uma participação decisiva na discussão de temas de interesses dos produtores rurais, especialmente a revisão da legislação ambiental, na qual se inclui a proposta de criação de um novo Código Florestal. Eleito numa votação simbólica, e por unanimidade, na última terça-feira (18), Moreira cumprirá um mandato de um ano, prazo que poderá ser renovado por igual período.
O deputado já vinha integrando a atual diretoria da FPA na condição de vice-presidente para a Região Norte. Agora, vai substituir o engenheiro e deputado catarinense Valdir Collatto (PMDB), que ocupou o cargo nos últimos dois anos.
A atuação do deputado Moreira Mendes tem sido bastante elogiada, principalmente em razão de sua participação efetiva nos trabalhos da Comissão de Agricultura e Pecuária e também por sua dedicação apaixonada ao tema. “Vossa Excelência conquistou o respeito de todos nós com sua coragem e sua determinação. O senhor fez por merecer representar a maior bancada desta Casa. É uma honra para a FPA tê-lo como presidente”, declarou o deputado Abelardo Lupion (DEM-PR).
Para Moreira, o convite para presidir a Frente Agropecuária tem um significado muito especial. “Tenho dedicado a maior parte da minha vida parlamentar a defender ardorosamente os interesses do produtor rural brasileiro, missão, aliás, que abracei desde os tempos em que fui senador e que, agora, tenho a felicidade de poder dar continuidade aqui na Câmara”, disse ele, ao agradecer o voto de confiança dos colegas de bancada.
Ele ressaltou que a FPA vem desenvolvendo um trabalho muito importante, ao liderar, no Congresso, o debate em torno da modificação e modernização das leis que tratam do meio ambiente e dos demais temas que dizem respeito à vida do homem do campo. “Graças à representatividade dessa frente e ao nosso poder de articulação, arregimentamos forças e conseguimos o que até pouco tempo parecia impossível, que era colocar o tema da revisão da legislação ambiental no centro do debate nacional”, observou.
Moreira parabenizou o colega Valdir Collatto destacando que a FPA e todo o movimento ruralista devem muito ao parlamentar. “Muito de tudo isso que conseguimos se deve ao excelente trabalho do presidente Valdir Colatto. A minha missão será dar continuidade a esse trabalho e intensificar, ainda mais, a nossa luta, buscando, para isso, envolver toda a sociedade brasileira. Como presidente, acredito que poderei contribuir muito mais”, afirmou.
Fonte: Claudivan Santiago
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)