Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Moreira Mendes aponta sucateamento das Forças Armadas


O deputado Moreira Mendes (PPS-RO) participou nos dias 3 e 4 deste mês, nas cidades de Coari e Manaus, no Amazonas, da Operação Solimões, realizada pelas Forças Armadas brasileiras, e se disse preocupado com o que viu. Segundo ele, as Forças Armadas estão sucateadas, totalmente desassistidas e sem as condições necessárias para exercer suas atividades. "Lamentavelmente, o governo brasileiro, nos últimos 15 anos, tem sido relapso e descomprometido com as nossas Forças Armadas. Elas estão sucateadas", revelou.

A convite do Ministério da Defesa, Moreira Mendes e vários outros parlamentares conheceram de perto as atividades desenvolvidas pela Marinha, Exército e Aeronáutica. Ao lado do ministro Nelson Jobim, eles assistiram a exercícios combinados das três armas - numa simulação de ocupação inimiga ao Terminal Petrolífero de Coari e região, acompanharam exposições e conheceram a estrutura das Forças Armadas na Amazônia Legal. "Foi uma experiência extraordinária. Apesar de não vivermos uma situação de conflito, o adestramento das Forças é importante", disse o parlamentar.

Distanciamento
Para o deputado, o descaso com as Forças Armadas é fruto da falta de investimentos por parte da União. Na sua opinião, há um enorme distanciamento entre as necessidades das Forças Armadas e o pensamento do governo federal. Por isso mesmo, acredita que um dos grandes desafios do ministro Nelson Jobim será reverter esta situação e retomar os investimentos nas três Forças. "É preciso dotá-las e aparelhá-las de novos equipamentos, novas tecnologias e de todo o aparato indispensável ao seu trabalho", observou.

Altíssimo nível
Moreira Mendes ressalta, no entanto, que, mesmo com esse visível descaso do governo federal, os militares estão bastante motivados. "É um pessoal muito bem treinado e de altíssimo nível. Quem imagina que as Forças Armadas estão na Amazônia apenas para fazer treinamentos está redondamente enganado. Elas fazem um trabalho social muito forte nas áreas de Medicina, Odontologia, Assistência Social, entre outras, levando a presença do Estado brasileiro às mais longínquas regiões", destacou.

Fonte: Claudivan Santiago 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)