Terça-feira, 7 de agosto de 2007 - 20h00
O deputado Moreira Mendes (PPS-RO) participou nos dias 3 e 4 deste mês, nas cidades de Coari e Manaus, no Amazonas, da Operação Solimões, realizada pelas Forças Armadas brasileiras, e se disse preocupado com o que viu. Segundo ele, as Forças Armadas estão sucateadas, totalmente desassistidas e sem as condições necessárias para exercer suas atividades. "Lamentavelmente, o governo brasileiro, nos últimos 15 anos, tem sido relapso e descomprometido com as nossas Forças Armadas. Elas estão sucateadas", revelou.
A convite do Ministério da Defesa, Moreira Mendes e vários outros parlamentares conheceram de perto as atividades desenvolvidas pela Marinha, Exército e Aeronáutica. Ao lado do ministro Nelson Jobim, eles assistiram a exercícios combinados das três armas - numa simulação de ocupação inimiga ao Terminal Petrolífero de Coari e região, acompanharam exposições e conheceram a estrutura das Forças Armadas na Amazônia Legal. "Foi uma experiência extraordinária. Apesar de não vivermos uma situação de conflito, o adestramento das Forças é importante", disse o parlamentar.
Distanciamento
Para o deputado, o descaso com as Forças Armadas é fruto da falta de investimentos por parte da União. Na sua opinião, há um enorme distanciamento entre as necessidades das Forças Armadas e o pensamento do governo federal. Por isso mesmo, acredita que um dos grandes desafios do ministro Nelson Jobim será reverter esta situação e retomar os investimentos nas três Forças. "É preciso dotá-las e aparelhá-las de novos equipamentos, novas tecnologias e de todo o aparato indispensável ao seu trabalho", observou.
Altíssimo nível
Moreira Mendes ressalta, no entanto, que, mesmo com esse visível descaso do governo federal, os militares estão bastante motivados. "É um pessoal muito bem treinado e de altíssimo nível. Quem imagina que as Forças Armadas estão na Amazônia apenas para fazer treinamentos está redondamente enganado. Elas fazem um trabalho social muito forte nas áreas de Medicina, Odontologia, Assistência Social, entre outras, levando a presença do Estado brasileiro às mais longínquas regiões", destacou.
Fonte: Claudivan Santiago
Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar
Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar
Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)