Terça-feira, 7 de agosto de 2007 - 20h00
O deputado Moreira Mendes (PPS-RO) participou nos dias 3 e 4 deste mês, nas cidades de Coari e Manaus, no Amazonas, da Operação Solimões, realizada pelas Forças Armadas brasileiras, e se disse preocupado com o que viu. Segundo ele, as Forças Armadas estão sucateadas, totalmente desassistidas e sem as condições necessárias para exercer suas atividades. "Lamentavelmente, o governo brasileiro, nos últimos 15 anos, tem sido relapso e descomprometido com as nossas Forças Armadas. Elas estão sucateadas", revelou.
A convite do Ministério da Defesa, Moreira Mendes e vários outros parlamentares conheceram de perto as atividades desenvolvidas pela Marinha, Exército e Aeronáutica. Ao lado do ministro Nelson Jobim, eles assistiram a exercícios combinados das três armas - numa simulação de ocupação inimiga ao Terminal Petrolífero de Coari e região, acompanharam exposições e conheceram a estrutura das Forças Armadas na Amazônia Legal. "Foi uma experiência extraordinária. Apesar de não vivermos uma situação de conflito, o adestramento das Forças é importante", disse o parlamentar.
Distanciamento
Para o deputado, o descaso com as Forças Armadas é fruto da falta de investimentos por parte da União. Na sua opinião, há um enorme distanciamento entre as necessidades das Forças Armadas e o pensamento do governo federal. Por isso mesmo, acredita que um dos grandes desafios do ministro Nelson Jobim será reverter esta situação e retomar os investimentos nas três Forças. "É preciso dotá-las e aparelhá-las de novos equipamentos, novas tecnologias e de todo o aparato indispensável ao seu trabalho", observou.
Altíssimo nível
Moreira Mendes ressalta, no entanto, que, mesmo com esse visível descaso do governo federal, os militares estão bastante motivados. "É um pessoal muito bem treinado e de altíssimo nível. Quem imagina que as Forças Armadas estão na Amazônia apenas para fazer treinamentos está redondamente enganado. Elas fazem um trabalho social muito forte nas áreas de Medicina, Odontologia, Assistência Social, entre outras, levando a presença do Estado brasileiro às mais longínquas regiões", destacou.
Fonte: Claudivan Santiago
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde
A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) discutiu, mais uma vez, a atualização do Plano

STF atende pedido da Casa de Leis e suspende operações federais em reservas estaduais
O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou um pedido da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) e determinou a suspensão de operações de órgãos fede

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cacaulândia (RO) recebeu, após 18 anos de espera, uma caminhonete totalmente equipada para fortalece

A Assembleia Legislativa de Rondônia está lançando, por meio da Comissão de Trabalho Temporária Para Elaboração do Planejamento Estratégico da Casa
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)