Quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 - 15h14
Em debate na Comissão da Amazônia sobre a viabilidade econômica e social das áreas de livre comércio e zonas de processamento e exportação na região Amazônica, nesta terça-feira, o deputado Moreira Mendes (PPS-RO) saiu em defesa da área de livre comércio de Guajará-Mirim, em Rondônia. Ele criticou o descaso do governo federal em relação ao município e cobrou uma solução urgente para o problema.
Considerado área de livre comércio desde 1991, Guajará-Mirim enfrenta sérias dificuldades, principalmente em razão do desemprego, relatou Moreira Mendes. A situação, segundo ele, seria bem diferente se o projeto do governo tivesse saído do papel. “Soube pelo prefeito (Atalíbio Pegorini) que cerca de 35% da população economicamente ativa de Guajará-Mirim está desempregada. Isso é muito ruim para a cidade e para população. A área de livre comércio precisa se tornar realidade, como é realidade a de Macapá. Por que as coisas funcionam no Amapá e em Rondônia não? Não estamos no mesmo Brasil? Não é a mesma lei, a mesma Receita Federal? Ou são dois pesos e duas medidas?”, questionou.
Moreira Mendes ressaltou que Guajará-Mirim é uma cidade de grande importância no estado de Rondônia, que teve papel preponderante nos tempos do território do Guaporé e no auge da estrada de ferro Madeira-Mamoré. “A cidade não pode ser abandonada do jeito que está. Não por culpa das autoridades locais – é bom que se diga -, mas por omissão do governo federal, principalmente no que se refere à área de livre comércio”, completou.
Falando em nome dos rondonienses, especialmente dos moradores de Guajará-Mirim, o deputado resumiu: “O que queremos é que o governo federal trate a área de livre comércio de Guajará-Mirim assim como trata todas as outras. O governo precisa fortalecer, através da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), a área de livre comércio e colocá-la para funcionar em todos os seus termos”, apontou.
Debate
O debate na Comissão da Amazônia e Integração Nacional contou com a participação do secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Welber Barral, do diretor do Departamento de Gestão dos Fundos de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Antonio Albuquerque, do prefeito de Guajará-Mirim, Atalíbio José Pegorini, e do diretor de Comunicações da Associação Comercial, Industrial e Serviços daquele município, Cícero Noronha Filho.
Fonte: Claudivan Santiago
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér
Com apoio de Maurício Carvalho, Ponte Binacional entre Brasil e Bolívia avança após decisão do TCU
Obra vai ligar Guajará-Mirim (RO) à cidade boliviana de Guayaramerín. Deputado Maurício Carvalho comemora a decisão e classifica o avanço como histó
O investimento na segurança pública é essencial para o desenvolvimento do estado de Rondônia e uma melhor atuação das polícias na proteção dos cidad
Alero aprova mais de R$ 32 milhões para a cultura, esporte e lazer em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram, durante sessão extraordinária realizada na terça-feira (1º), a destinação de R$ 32.328.725,47 para a promoção da c