Sábado, 4 de junho de 2011 - 09h34
Será inaugurada hoje, sábado, 04, pelo prefeito Roberto Sobrinho, a escola Flor do Cupuaçu, no Reassentamento Santa Rita, que foi construído pela Santo Antônio Energia para receber 135 famílias do Projeto de Assentamento Joana D’Arc, que moravam em uma das áreas de influência do futuro reservatório da Usina Hidrelétrica Santo Antônio.
A escola tem cerca de 1,4 mil m², com nove salas de aula e uma de leitura; refeitório, dispensa, cozinha, pátio coberto; diretoria, secretaria, sala de professores, de orientação, sala multiuso; dois banheiros sociais e dois banheiros para alunas e alunos. O custo da obra foi de R$ 1.411.607,15.
A escola atenderá cerca de 500 alunos em dois turnos (manhã e tarde). Além dos alunos do reassentamento conta também com alunos das áreas adjacentes.
“O compromisso da Santo Antônio Energia é reproduzir no local de reassentamento as mesmas ou melhores condições que os reassentados tinham nos locais em que originalmente viviam. Procuramos atender todas as reivindicações apresentadas pelas lideranças e hoje temos a maioria das famílias já morando aqui no Reassentamento Santa Rita”, destaca Roberto Camilo, gerente fundiário da concessionária.
Reassentamento
O Reassentamento Santa Rita está situado no Km 767 da rodovia BR-364, sentido Porto Velho-RO - Rio Branco-AC a 50 quilômetros de Porto Velho e ocupa uma área equivalente a 2.400 hectares. Cada um dos 135 lotes de terra tem em média 10 hectares de área de produção e mais 40 hectares de terra em área de Reserva Legal, em condomínio, contíguos ou próximos ao reassentamento. Na área de produção, a Santo Antônio Energia está disponibilizando dois hectares para o cultivo de mandioca e quatro para a exploração de pastagem ou outro uso de interesse do reassentado. O restante da área de produção poderá ser utilizado de acordo com a escolha de cada família.
Em cada propriedade foram construídos: casa de alvenaria com 100 m² de área construída, fossa séptica e sumidouro, poço tubular com reservatório de água com capacidade de 5 mil litros e rede hidráulica e de energia elétrica instaladas. Além disso, a Santo Antônio está disponibilizando a cada família um kit com 100mudas de frutíferas diversas a serem cultivadas no quintal e recurso financeiro para a construção de um galpão com 25 m² de área construída. O Reassentamento Santa Rita também dispõe de um Centro Comunitário, campo de futebol, escola municipal com 09 salas de aula.
Os agricultores reassentados contarão ainda com apoio da equipe técnica de reassentamentos da SAE e com a Assessoria Técnica Social e Ambiental – ATES e Monitoramento da Qualidade de Vida e Reinserção Social das atividades produtivas por empresas especializadas contratadas pela SAE, por um período de 03 anos.
Fonte: José Carlos Sá
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes