Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Moradores da Balsa são vítimas de terrorismo, diz presidente de Associação



A presidente da Associação de Moradores do bairro da Balsa, Francisca Queiroz Viana, criticou, no último final de semana, a ação do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte (DNIT), que proibiu novas construções e até reformas nas residências localizadas às margens da BR-319, que estão ameaçadas de desapropriação.

Francisca Queiroz diz que lamenta a determinação do DNIT porque, involuntariamente, acaba pondo em risco a segurança de algumas famílias. “Tem casa que precisa de reforma urgente. Com a proibição do DNIT, as famílias que vivem nessas casas ficam em perigo”.

Com apoio do advogado e vereador Giuliano Viecili (PMDB Candeias), a associação impetrará ação judicial para invalidar a proibição imposta pelo DNIT. Giuliano diz que os moradores que poderiam melhorar um quarto para alugar, ganhando assim um dinheiro extra, ficam de mãos atadas. “A comunidade do bairro da Balsa vive em clima de insegurança e terrorismo”, salienta o advogado.

Outro ponto criticado por Francisca Queiroz e que é alvo de contestações também de parlamentares e do presidente da Associação Comercial de Porto Velho, Vanderlei Oriane, é a construção da ponte sobre o Rio Madeira para interligar a BR-319. Segundo a líder comunitária, como está prevista no projeto, a ponte trará transtorno para o trânsito e para quem reside nas proximidades da rodovia.

“O DNIT está ignorando o lado social”, acentuou Francisca. A opinião da presidente da Associação de Moradores também passa a ser defendida pelo deputado federal Mauro Nazif (PSB), que prometeu reforçar a luta pela mudança de local da ponte e pela revisão de valores dos imóveis. “O lado social tem que ser avaliado em primeiro plano”, disse o parlamentar.

Fonte: Luis Carlos Araújo

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa

Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que in

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)