Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Modernização de cartórios garante estabilidade jurídica


 
Os cartórios de registro de imóveis de toda a Amazônia Legal serão modernizados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), repassou R$ 10 milhões ao Conselho para atualizar os procedimentos imobiliários nos municípios de atuação do Programa Terra Legal Amazônia.

A assinatura do acordo de cooperação técnica entre o MDA, CNJ, Advocacia Geral da União (AGU) e Incra, realizada nesta segunda- feira, 14, vai possibilitar a restauração de documentos danificados, digitalização de folhas dos livros, criação de índices para consulta e instalação de sistemas de informática que garantam a padronização, segurança e confiabilidade dos procedimentos.

A parceria começou pelo Pará. Em janeiro deste ano, o MDA liberou R$ 8,5 milhões para modernizar 98 cartórios daquele estado. "Estamos replicando uma parceria que deu certo", comentou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, durante o ato de comemoração do quinto aniversário do CNJ. "Vamos dar um choque de modernidade para tomar o controle da malha fundiária e garantir a estabilidade jurídica nesta região onde os problemas vêm da instabilidade", disse.

O Advogado Geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, destacou que a parceria entre o Executivo e o Judiciário é decisiva para fortalecer a presença do Estado na região. "Esta ação conjunta é fundamental para tornar o País mais integrado e fortalecer a presença do Brasil e dos brasileiros nessa região tão importante par a Nação", disse.

Fonte: Jeanne Machado

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)