Segunda-feira, 27 de abril de 2009 - 10h56
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, entidade representativa de mais de 2,5 milhões de profissionais da educação básica pública no Brasil, à qual o SINTERO - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia é afiliado, vem a público repudiar com veemência as ações truculentas praticadas pela Polícia Militar do estado sob o comando do governador Ivo Cassol, no último dia 23 de abril, em Ouro Preto d’Oeste, contra a professora e sindicalista Mauriza Alves Nascimento, presa ao tentar manifestar o descontentamento dos trabalhadores em educação com o governo estadual, durante a presença do governador em uma escola no Município.
Senhor governador, tal fato remete às práticas utilizadas pelo Regime Militar contra o movimento sindical. Hoje, ações como essa, em um Estado Democrático e de Direito, são inaceitáveis. O governo rondoniense, eleito democraticamente, deveria respeitar a população e usar o diálogo com a sociedade civil e os movimentos sociais em suas políticas públicas.
É necessário ressaltar, senhor Ivo Cassol, que a Constituição prevê o direito à liberdade de expressão, para fins pacíficos, em locais abertos ao público. Portanto, atitude do senhor, além de ignorar a legislação brasileira, ainda viola os direitos previstos nas Convenções 87 e 98 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que se referem ao direito de liberdade sindical e de livre organização.
Prender educadores que realizam manifestação em prol de uma educação pública de qualidade e em busca de valorização profissional não é papel do governo democrático e comprometido o bem comum da sociedade.
A direção da CNTE vai denunciar o fato aos organismos internacionais, como a Internacional da Educação e a Organização Internacional do Trabalho – OIT e também permanecerá atenta a qualquer atitude de violência aos direitos dos educadores de Rondônia.
Roberto Franklin de Leão
Presidente
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero
A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)