Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Moacyr Scliar faz sucesso na FIMCA


Moacyr Scliar faz sucesso na FIMCA - Gente de Opinião

 

Cerca de 500 acadêmicos participaram na noite desta segunda-feira, dia 10, da palestra proferida pelo escritor e médico especialista em saúde pública, Moacyr Scliar, no anfiteatro da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho. Autor de mais de 70 livros e membro da Academia Brasileira de Letras, o palestrante veio a Porto Velho para proferir a terceira palestra do Ciclo do Conhecimento, que abriu as atividades da II Semana de Enfermagem da FIMCA.

O Ciclo do Conhecimento é um projeto do CCSA - Consórcio Construtor Santo Antônio em 2009, com o objetivo de promover uma série de palestras gratuitas para a comunidade acadêmica rondoniense.

A II Semana da Enfermagem da FIMCA transcorre de 10 e 14 de maio, com a realização de palestras, curso, mini-curso e apresentação de peça teatral, atividades voltadas para a comunidade acadêmica, como forma de festejar o Dia do Enfermeiro, comemorado no dia 12 de maio. O tema do evento é: “O Enfermeiro (a) nos diversos campos de atuação: Político, Social e do Cuidado”.

A Palestra

Em sua palestra, Moacyr Scliar falou sobre a história da medicina, citando suas quatro fases: mágico religiosa, hipocrática (fase empírica), científica e social. Voltou à Idade Média, época de disseminação da lepra, de pestes que começavam a surgir com as viagens de navios. Em seguida, citou o período que, segundo ele, revolucionou a medicina e a saúde com a criação da primeira faculdade de medicina e os estudos de anatomia que permitiram o conhecimento do interior do corpo humano. Scliar falou das primeiras cirurgias e a posterior descoberta da anestesia, até chegar à era mais recente, já com Oswaldo Cruz, o fundador da saúde pública no Brasil. “Na última fase, que é a social, a ciência passa a ser levada à população. Saúde, que antes significava apenas evitar doença, passa a ser bem estar social”, explicou.

Avaliando os últimos 40 anos, o médico considera que a saúde pública tem melhorado. “Isso se baseia, por exemplo, nos números relacionados à mortalidade infantil que diminuíram muito. As campanhas preventivas, como as vacinações, também são pontos positivos. O problema principal é a questão da assistência médica”, frisou.

No final da palestra, Scliar respondeu as perguntas dos acadêmicos e participou de um debate com o médico Viriato Moura, a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Saúde e coordenadora do Curso de Enfermagem da FIMCA, Josefa Ramos, e o psiquiatra e diretor da FIMCA, Aparício Carvalho.


Fonte: Sergio Mello
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)