Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mistura Fina – Adeus ao ano de 2009


 

Mistura Fina – Adeus ao ano de 2009  - Gente de Opinião

 
Dando adeus ao ano velho e boas vindas ao novo ano o bloco desfila ás 17h

O bloco Mistura Fina desfila na tarde de hoje (31), pelas ruas do centro de Porto Velho dando adeus ao ano de 2009 e boas vindas ao ano de 2010. Há 26 anos o Bloco se apresenta na capital do estado de Rondônia sempre no dia 31 de dezembro. 

A brincadeira começou durante a construção da Usina Hidrelétrica de Samuel quando vários técnicos contratos para trabalhar em sua montagem vieram do Rio de Janeiro e alguns, inclusive, eram integrantes e diretores de escolas de samba daquela cidade como era o caso dos idealizadores do Bloco Edinho diretor de harmonia da Império Serrano e José Leôncio compositor consagrado de samba de terreiro e partido alto, entre outros menos votados. 

O Bloco nasceu numa Vila localizada a rua Guanabara entre a D. Pedro II e Carlos Gomes no bairro São Cristóvão. Por vários anos o bloco se apresentava da seguinte maneira: As mulheres se vestiam de homem e os homens se vestiam de mulher e lambuzavam o rosto de maizena. O itinerário era o seguinte: Guanabara, Carlos Gomes, Joaquim Nabuco até o bar do Casemiro onde se encontravam com os sambistas de Porto Velho, Bainha, Silvio, Manelão, Oscar, Baba, Zé Baixinho e muitos outros. No bar do Casemiro geralmente a turma recebia os brincantes do Mistura Fina com uma super carneirada. Após alguns minutos e o reabastecimento das energias o bloco seguia agora com a participação dos carnavalescos de Porto Velho, pela Almirante Barroso, Mal. Deodoro, Carlos Gomes, Presidente Dutra, Sete de Setembro, Joaquim Nabuco até o bar do Casemiro onde o pessoal de Porto Velho ficava e os cariocas seguiam até a Guanabara. 

Com o término da construção da UHS, os cariocas foram embora, porém, antes de embarcarem para o Rio de Janeiro reuniram alguns carnavalescos no Bar do Casemiro e passaram a responsabilidade do desfile do bloco para o Bainha, Manelão, Baba e Oscar Knight. 

Hoje pelo 26º ano, o Bloco Mistura Fina vai desfilar pelas ruas do centro de Porto Velho. A concentração está marcada para a partir do meio dia no Bar do Antônio Chulé que fica na esquina das ruas Joaquim Nabuco com a rua Bolívia no bairro Santa Bárbara. 

A tradição do bloco é a utilização da Maizena. A coordenação do Mistura Fina de uns anos para cá está sob a responsabilidade da diretoria da escola de samba Asfaltão, porém a essência é a mesma de sua fundação. A coordenação pede que as pessoas não se estressem se for alvo da maizena jogada por algum folião. “Afinal de contas o pó oficial do bloco é a Maizena”.

Fonte: Sílvio Santos

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)