Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mistura Fina – Adeus ao ano de 2009


 

Mistura Fina – Adeus ao ano de 2009  - Gente de Opinião

 
Dando adeus ao ano velho e boas vindas ao novo ano o bloco desfila ás 17h

O bloco Mistura Fina desfila na tarde de hoje (31), pelas ruas do centro de Porto Velho dando adeus ao ano de 2009 e boas vindas ao ano de 2010. Há 26 anos o Bloco se apresenta na capital do estado de Rondônia sempre no dia 31 de dezembro. 

A brincadeira começou durante a construção da Usina Hidrelétrica de Samuel quando vários técnicos contratos para trabalhar em sua montagem vieram do Rio de Janeiro e alguns, inclusive, eram integrantes e diretores de escolas de samba daquela cidade como era o caso dos idealizadores do Bloco Edinho diretor de harmonia da Império Serrano e José Leôncio compositor consagrado de samba de terreiro e partido alto, entre outros menos votados. 

O Bloco nasceu numa Vila localizada a rua Guanabara entre a D. Pedro II e Carlos Gomes no bairro São Cristóvão. Por vários anos o bloco se apresentava da seguinte maneira: As mulheres se vestiam de homem e os homens se vestiam de mulher e lambuzavam o rosto de maizena. O itinerário era o seguinte: Guanabara, Carlos Gomes, Joaquim Nabuco até o bar do Casemiro onde se encontravam com os sambistas de Porto Velho, Bainha, Silvio, Manelão, Oscar, Baba, Zé Baixinho e muitos outros. No bar do Casemiro geralmente a turma recebia os brincantes do Mistura Fina com uma super carneirada. Após alguns minutos e o reabastecimento das energias o bloco seguia agora com a participação dos carnavalescos de Porto Velho, pela Almirante Barroso, Mal. Deodoro, Carlos Gomes, Presidente Dutra, Sete de Setembro, Joaquim Nabuco até o bar do Casemiro onde o pessoal de Porto Velho ficava e os cariocas seguiam até a Guanabara. 

Com o término da construção da UHS, os cariocas foram embora, porém, antes de embarcarem para o Rio de Janeiro reuniram alguns carnavalescos no Bar do Casemiro e passaram a responsabilidade do desfile do bloco para o Bainha, Manelão, Baba e Oscar Knight. 

Hoje pelo 26º ano, o Bloco Mistura Fina vai desfilar pelas ruas do centro de Porto Velho. A concentração está marcada para a partir do meio dia no Bar do Antônio Chulé que fica na esquina das ruas Joaquim Nabuco com a rua Bolívia no bairro Santa Bárbara. 

A tradição do bloco é a utilização da Maizena. A coordenação do Mistura Fina de uns anos para cá está sob a responsabilidade da diretoria da escola de samba Asfaltão, porém a essência é a mesma de sua fundação. A coordenação pede que as pessoas não se estressem se for alvo da maizena jogada por algum folião. “Afinal de contas o pó oficial do bloco é a Maizena”.

Fonte: Sílvio Santos

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero divulga programação na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

Alero divulga programação na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) estará presente na 11ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI) que acontece de 20 a 24 de maio, no Cen

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal de Porto Velho, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) teve seu requerimento aprovado pelos vereadores. O

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), anunciou nesta terça-feira (14) uma revisão anual

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Moradores de Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré, sofrem há anos com poeira e muita lama nas ruas. Os mais afetados são os comerciantes que precisa

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)