Quinta-feira, 2 de abril de 2009 - 15h37
Desde o início desta semana, o Estado de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Finanças (SEFIN), está realizando reuniões com consultores e especialista do Banco Interamericano de Desenvolvimento BID, e representantes do Tribunal de Contas do Estado TCE, Controladoria Geral do Estado CGE, Controladoria Geral da União CGU, Secretaria Estadual de Planejamento SEPLAN e Superintendência Estadual de Licitação SUPEL, para discutir o detalhamento do projeto Profisco, que prevê um financiamento de aproximadamente U$ 6 milhões para a modernização da gestão fiscal no Estado.
Esta é a terceira missão do BID neste projeto em Rondônia, coordenada pela especialista em gestão fiscal e municipal do BID, Ana Lúcia Paiva Dezolt, juntamente com Gerardo Reyes e Flávio Galvão, que ficarão com a equipe da Unidade de Coordenação UCP/SEFIN, e os gerentes setoriais para detalhar, definir e consolidar as linhas de ação do projeto, assim como orientar a documentação do processo de adesão ao programa.
A secretária adjunta da SEFIN, Marici Baseggio, que na reunião esteve representando o titular da pasta de Finanças, José Genaro, disse que pretende acompanhar passo a passo o teor das discussões durante a semana. Quero saber o que está sendo apresentado, principalmente no que se refere a prazos, taxas de juros e as flexibilidades do BID, caso o estado não cumpra alguma meta. Tudo isso precisa ser analisado antes de assinar o contrato, observou.
O coordenador da CRE/SEFIN, Ciro Muneo Funada, considera o financiamento importante para o processo de modernização da gestão fiscal de Rondônia, e o uso das novas tecnologias significa a interação de Rondônia com os demais estados.
Durante esta semana, representantes das gerências da CRE/SEFIN, apresentam os seguintes temas aos consultores do BID: aperfeiçoamento da matriz de problemas/causas/soluções/resultados; aperfeiçoamento organizacional e da gestão estratégica; cooperação interinstitucional nacional e internacional; aperfeiçoamento da gestão de recursos humanos; gestão do conhecimento, Aperfeiçoamento da gestão do cadastro e implantação do sistema público de escrituração digital; melhoria da eficiência e eficácia da administração do contencioso fiscal; melhoria da eficiência e da eficácia da administração financeira; melhoria da eficiência e da eficácia da administração de material e de patrimônio; aperfeiçoamento dos mecanismos de transparência administrativa e comunicação com a sociedade; Melhoria da eficiência e eficácia da administração tributária.
Na pauta desta quarta-feira (1) os servidores da CEDEM, abordaram os seguintes assuntos: aperfeiçoamento dos mecanismos de controle interno e correição; modernização da gestão tecnológica e aperfeiçoamento dos serviços internos e externos; apresentação do instrumento para a análise financeira indicação das informações necessárias; aspectos institucionais análise das condições financeiras do BID; situação fiscal do Estado; arranjo institucional; e mecanismos de execução do projeto e atos de criação da UCP e designação da equipe.
Nesta quinta-feira (2), forão apresentados aos consultores do BID a elaboração da versão preliminar da ajuda memória e do perfil do projeto: minuta do PP; índice dos trabalhos setoriais concluídos e pendentes. Caminho crítico: cronograma de preparação e recursos.
Encerrando as discussões, na sexta-feira (3), os integrantes da missão BID farão a orientação para a preparação dos demais documentos. Quadros consolidados do Plano de Ação e de Investimentos (PAI); Marco de Resultados; Sistemática de Monitoramento e Avaliação e Quadro de Indicadores; POA 18 meses; PA 18 meses Descritivo e Detalhado e assinatura da AM e encerramento da Missão. A equipe do Profisco, e representantes das gerências envolvida no projeto, terão uma reunião de trabalho com o Especialista Financeiro do BID e o Responsável pela área de Contabilidade, Financeiro e de Sistema do BID, Fernando Glasman, que ainda aplicará a metodologia de Análise de Risco do Projeto.
Com a equipe do BID e equipe do Profisco/Rondônia, formada por Francisca Lucilene da Silveira, Daniel, Gláucio Gomes de Oliveira, Cristóvão Gentil de Oliveira, Wanny Cristine Araújo das Neves, Estéfane Costa Tavares e Izabel Cristina da Silva Santana; participaram da reunião, a secretária Adjunta, Marici Salete Baseggio; o coordenador Geral da Receita Estadual CRE, Ciro Muneo Funada, César Luiz Salles de Souza, da Consite e os gerentes Robson Silva, da Arrecadação GEAR, Elysmar de Jesus Barbosa, da administração e finança GAF; Orlando Júnior, Grupo de Educação Fiscal GEFE, Daniel Antônio de Castro, da Gerência de Tributação GETRI, Adailton Silva Lima, da Gerência de Fiscalização GEFIS, Telêmaco Walter Leão Guedes, da Informática GEINF, Edmilson Ferreira da Silva da Gerência Geral de Finanças GGF, e Márcio Cardeal Queiroz da Silva, da Gerência de Controle da Divida Pública GCDP; e os representantes dos órgãos parceiros do Tribunal de Contas do Estado, na pessoa de seu presidente, José Gomes de Melo, juntamente de um assessor técnico destacado para acompanhar o projeto, Márcio Rogério Gabriel; a chefe da Controladoria Geral da União, Sônia Maria Mendes Moraes, e João Mourão Mendes, analista de finanças e Controle da CGU; da Controladoria Geral do Estado, Almir Brasil de Souza, responsável pela contabilidade e a auditora, Maria Gilda Timbó Passos, Erika Crisostómo Albuquerque, coordenadora do PNAGE/GESPUBLICA, representando o Secretário Estadual e Planejamento, Luciano dos Santos Guimarães, e Aparecida Ferreira de Almeida Soares, titular da Superintendência Estadual de Licitações Supel.
Fonte: Decom
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