Quinta-feira, 13 de agosto de 2009 - 20h02
Uma comissão formada pelo vice-governador João Cahulla, pelo senador Valdir Raupp, deputados federais Mauro Nazif e Lindomar Garçom, pelos deputados estaduais Valdivino Tucura, Ribamar Araújo, Valter Araújo, Lebrão, Edson Martins e Miguel Sena e por representantes dos moradores da Ponta do Abunã, foi recebida pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Fernando Gonçalves, na noite desta quinta-feira, em Brasília, para discutir a emancipação política da localidade. 
“Nossa intenção foi apresentar ao ministro o problema enfrentado por àquela população, que sofre com a distância para a sede do município de Porto Velho e com o abandono por parte da prefeitura. A localidade possui estrutura como posto policial, um hospital do Governo, escolas e os moradores querem ter o direito de escolher pela emancipação”, disse João Cahulla, acrescentando que o ministro se comprometeu em analisar o caso, mas adiantou que juridicamente é uma situação delicada, pois a criação de novos municípios dependeria de autorização federal.
Segundo o ministro, a presença das autoridades e de representantes acrescenta informações importantes para o estudo do caso. “Mostramos ao ministro a união dos poderes em Rondônia, para ajudar ao povo sofrido de Extrema, Nova Califórnia, Vista Alegre e de outras localidades. É uma situação complexa, mas não podemos deixar de buscar alternativas e soluções para esse problema”, completou o deputado Miguel Sena, 1º vice-presidente da Assembléia Legislativa.
Cahulla declarou que acredita numa saída para o impasse e que a união da bancada federal, da Assembléia, Governo e moradores é fundamental para superar as barreiras jurídicas e administrativas que emperram a emancipação e o crescimento da localidade. “Foi um encontro proveitoso, onde o ministro se mostrou sensível ao pleito apresentado e acredito que ele vai buscar um mecanismo legal que possa auxiliar nesse sonho dos moradores da Ponta do Abunã: a emancipação”, finalizou.
Fonte: Decom
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia
Durante sessão ordinária realizada nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1173/2025, qu

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 4028/2025, que altera a Lei nº 14.811/2024 para gara

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados
O trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) na Assembleia Legislativa de Rondônia, em defesa dos policiais civis, servirá de modelo para outros e

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO), que preside a Frente Parlamentar de Cuidados das Mães de Crianças e Adolescentes com Deficiênc
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)