Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ministro discute com Garçon e Valverde a liberação de recursos do PAC para Porto Velho


 

Ministro das Cidades discute com Garçon e Valverde a liberação de recursos do PAC para Porto Velho e Impacto de Vizinhança.

O deputado federal Lindomar Garçon-PV, juntamente com o também deputado federal Eduardo Valverde-PT, solicitaram do Ministro das Cidades Márcio Fortes de Almeida, durante audiência em Brasília, mais agilidade na liberação de 100 milhões de reais de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento- PAC, para Porto Velho. Segundo o deputado Garçon, estes recursos já estão assegurados, falta apenas a liberação para serem aplicados em infra -estrutura, moradia, e saneamento básico.

Garçon e Valverde também reivindicaram ao ministro a liberação de recursos para as comunidades que serão atingidas pelo crescimento populacional em decorrência da construção das duas grandes usinas, de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira.

Os parlamentares relataram ao ministro que as comunidades do município de Candeias do Jamari e do distrito de Jaci Paraná já começaram a sentir os reflexos da falta de infra -estrutura e dos impactos sociais provocados pelos empreendimentos.

Segundo Garçon, o ministro também foi informado sobre a importância de se liberar logo os recursos para evitar que os impactos sociais sejam ampliados, já que estas comunidades não estão dotadas de condições estruturais para receber o grande fluxo populacional que está previsto para ocorrer nos próximos 5 anos.

Eles acrescentaram também, que devido uma das usinas hidrelétricas está projetada para ser construída a menos de 10 quilômetros de Porto Velho, pode acarretar impactos sociais e econômicos na área urbana, que poderá não suportar a demanda de saúde, educação, infra-estrutura e empregos que será gerada.

Portanto, é inevitável que o afluxo de pessoas para essa região seja triplicado e que devido a isso teremos novas necessidades, e talvez a região não tenha como absorver essa demanda, se os recursos não forem liberados a tempo de se adotar medidas para reduzir os impactos sociais, avalia o deputado Garçon.

As duas usinas que o governo federal quer construir no Rio Madeira, somam 6.450 megawatts – aproximadamente metade da potência de Itaipu, a usina mais potente do país, e cerca de 8% da demanda nacional, segundo cálculo do governo

Com 6.450 megawatts de energia, 3.150 produzidos pela usina de Santo Antônio e 3.300 pela usina de Jirau, as hidrelétricas do Rio Madeira estão avaliadas em R$ 20 bilhões e são um dos principais projetos de energia do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com 88 turbinas, 44 para cada usina, as hidrelétricas vão produzir o equivalente a mais da metade dos 12 mil megawatts de Itaipu, a hidrelétrica mais potente em operação no mundo.

Ao final da audiência, o Ministro das Cidades Márcio Fortes de Almeida, garantiu aos parlamentares que vai destinar uma equipe do ministério para fazer uma avaliação dos impactos sociais nas comunidades atingidas e que  após esse estudo  os recursos serão liberados.

Após o levantamento do ministério, Garçon e Valverde vão se reunir com os representantes dos dois consórcios que vão construir as usinas, para discutir as formas de compensação social que serão adotadas, pelos construtores, a exemplo do que está sendo solicitado do Ministério das Cidades.

Fonte: Ascom


Gente de OpiniãoDomingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Aparício Carvalho Assume Presidência Estadual do Republicanos em Rondônia

Dr. Aparício Carvalho Assume Presidência Estadual do Republicanos em Rondônia

Em uma reconfiguração significativa do partido Republicanos, o empresário, médico psiquiatra, ex-deputado federal e ex-vice-governador de Rondônia,

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Inspirado pela fala dos parlamentares da bancada federal de Rondônia, durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, o diretor-superintendente do

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) celebrou a conclusão do projeto que dará início aos trabalhos de reforma e requalificação do Compl

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

A Associação Desportiva e Ecológica dos Pescadores de Cacoal (Asdec) promove no próximo domingo (23) seu 3º Torneio de Pesca Esportiva. A competição

Gente de Opinião Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)