Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ministro discute com Garçon e Valverde a liberação de recursos do PAC para Porto Velho


 

Ministro das Cidades discute com Garçon e Valverde a liberação de recursos do PAC para Porto Velho e Impacto de Vizinhança.

O deputado federal Lindomar Garçon-PV, juntamente com o também deputado federal Eduardo Valverde-PT, solicitaram do Ministro das Cidades Márcio Fortes de Almeida, durante audiência em Brasília, mais agilidade na liberação de 100 milhões de reais de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento- PAC, para Porto Velho. Segundo o deputado Garçon, estes recursos já estão assegurados, falta apenas a liberação para serem aplicados em infra -estrutura, moradia, e saneamento básico.

Garçon e Valverde também reivindicaram ao ministro a liberação de recursos para as comunidades que serão atingidas pelo crescimento populacional em decorrência da construção das duas grandes usinas, de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira.

Os parlamentares relataram ao ministro que as comunidades do município de Candeias do Jamari e do distrito de Jaci Paraná já começaram a sentir os reflexos da falta de infra -estrutura e dos impactos sociais provocados pelos empreendimentos.

Segundo Garçon, o ministro também foi informado sobre a importância de se liberar logo os recursos para evitar que os impactos sociais sejam ampliados, já que estas comunidades não estão dotadas de condições estruturais para receber o grande fluxo populacional que está previsto para ocorrer nos próximos 5 anos.

Eles acrescentaram também, que devido uma das usinas hidrelétricas está projetada para ser construída a menos de 10 quilômetros de Porto Velho, pode acarretar impactos sociais e econômicos na área urbana, que poderá não suportar a demanda de saúde, educação, infra-estrutura e empregos que será gerada.

Portanto, é inevitável que o afluxo de pessoas para essa região seja triplicado e que devido a isso teremos novas necessidades, e talvez a região não tenha como absorver essa demanda, se os recursos não forem liberados a tempo de se adotar medidas para reduzir os impactos sociais, avalia o deputado Garçon.

As duas usinas que o governo federal quer construir no Rio Madeira, somam 6.450 megawatts – aproximadamente metade da potência de Itaipu, a usina mais potente do país, e cerca de 8% da demanda nacional, segundo cálculo do governo

Com 6.450 megawatts de energia, 3.150 produzidos pela usina de Santo Antônio e 3.300 pela usina de Jirau, as hidrelétricas do Rio Madeira estão avaliadas em R$ 20 bilhões e são um dos principais projetos de energia do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com 88 turbinas, 44 para cada usina, as hidrelétricas vão produzir o equivalente a mais da metade dos 12 mil megawatts de Itaipu, a hidrelétrica mais potente em operação no mundo.

Ao final da audiência, o Ministro das Cidades Márcio Fortes de Almeida, garantiu aos parlamentares que vai destinar uma equipe do ministério para fazer uma avaliação dos impactos sociais nas comunidades atingidas e que  após esse estudo  os recursos serão liberados.

Após o levantamento do ministério, Garçon e Valverde vão se reunir com os representantes dos dois consórcios que vão construir as usinas, para discutir as formas de compensação social que serão adotadas, pelos construtores, a exemplo do que está sendo solicitado do Ministério das Cidades.

Fonte: Ascom


Gente de OpiniãoSábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Gente de Opinião Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)