Quinta-feira, 27 de novembro de 2008 - 10h56
A Secretaria da Habitação do Ministério das Cidades, recebe hoje integrantes do movimento rondoniense " Pensando Porto Velho", que reúne cerca de 20 entidades, entre elas o Senge, Crea, Adecon/Puva, e que realizaram um estudo para minimizar os problemas urbanos que serão agravados pela construção da hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. O Coordenador da bancada deputado Eduardo Valverde(PT/RO), tem sido o porta voz da causa junto ao Ministério das Cidades.
Segundo Valverde o movimento vem somar às forças junto com a bancada que tem buscado apoio interministeriais dada a importância econômica que a construção das usinas irão gerar para o estado, mas sem deixar de prever e atuar nos efeitos que uma obra dessa magnitude pode gerar.
A preocupação se justifica porque o município de Porto Velho, terá um aumento populacional considerável . Hoje a capital conta 371.791mil habitantes, número que será ultrapassado em 30% em cinco anos, acarretando um caos urbano sem precedentes.
De acordo com o deputado, embora o Governo Federal esteja atento a essas mudanças no estado, tanto que destinou para 2007-2010, R$ 526 milhões para obras de saneamento e habitação, outras ações conjuntas com a prefeitura também precisarão ser efetivadas.
O estudo do estudo do Impacto de Vizinhança, feito pelas entidades rondonienses tem embasado as discussões técnicas com o ministério.
Participam também da reunião, o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, os técnicos do ministério e um dos representante do Pensando Porto Velho, Jorge Luiz Alves.
Segundo Jorge Luiz, entre as questões que precisam ser analisadas e que foram levantadas pelo Crea , Senge e Adecon, estão : o adensamento populacional, a capacidade de infra-estrutura instalada para atender a nova demanda gerada pelo empreendimento, o aumento da discrepância entre a capacidade ociosa e de pico do sistema de transporte, a prestação e a qualidade dos serviços públicos sociais, entre eles educação, saúde, assistência social e sobretudo segurança.
Fonte: Leila Denise
Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d