Quinta-feira, 24 de setembro de 2009 - 09h14
O Ministério da Pesca e Aqüicultura – MPA, promove no mês de setembro a “Semana Nacional do Peixe”. O evento se realiza em todo território nacional, com ações diversas nos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. A iniciativa visa aumentar o consumo per capita de pescados no Brasil.
A Organização Mundial de Saúde recomenda que se consuma 12 kg/habitante/ano, onde a média de consumo à nível mundial está em torno de 16 kg/habitante/ano, segundo dados da FAO. No Brasil este número é ainda baixo, os brasileiros consomem em média 8 kg/habitante /ano (fonte SEAP/PR – 2008).
Em Rondônia, apesar de ser um estado Amazônico, este dado de consumo está abaixo da média nacional, caindo para aproximadamente 6kg/habitante/ano. Tal fato se deve principalmente ao hábito alimentar da população que ocupou o estado nas décadas de 70 e 80, composta principalmente de imigrantes sulistas, que cultivam forte hábito de consumo de carnes vermelhas. Outro fator que contribui para esta baixo índice é a pequena oferta de pescado beneficiado, sem espinhas, em postas, bandas, filés, embutidos, empanados, etc.
Em Rondônia além da divulgação nacional do evento, a Superintendência estadual estará realizando a “Semana do Peixe de Ariquemes”. Segundo informa o Superintendente do Ministério da Pesca em Rondônia, o Engenheiro de Pesca Jenner Bezerra de Menezes, a escolha do município se deu por estar ali o maior pólo de produção de peixes de cativeiro do Estado e de toda região Norte. Além da grande oferta de produtos, a região ainda conta boa infraestrutura para apoio ao evento. Se envolveram nesta parceria a Prefeitura Municipal, o SEBRAE local, a Cooperativa dos Piscicultores de Ariquemes, Colônia dos pescadores de Ariquemes e de Machadinho d’ Oeste, Frigopeixe, o Banco da Amazônia e Banco do Brasil, a SEDAM local, EMARC, restaurantes, feirantes locais, entre outros parceiros e colaboradores.
Realizamos o evento da “Semana do peixe” desde 2004 e nesta edição de 2009 estaremos executando a maior e melhor “Semana do Peixe” já realizada em Rondônia afirma o superintendente.
Programação
21/09 – O evento teve inicio com um “pit stop” para divulgação da programação da semana, na Avenida Tancredo Neves, com apoio dos estudantes do curso técnico em Agropecuária e dos parceiros.
23 e 24/09 - será ministrado um curso de culinária de pescados, ministrado por uma renomada “cheff” internacional de cozinha do Paraná, na Chácara Debowski das 8h às 18h.
Ainda no dia 24/09 haverá o coquetel de abertura oficial do evento, às 20 horas na Chácara Debowski, evento para a imprensa, autoridades locais e de todo estado que se farão presentes na solenidade. No coquetel será servido um vasto cardápio de peixes regionais, dos produtos elaborados pelos participantes do curso de culinária.
25 e 26/09 – Será realizado um Dia de Campo na Emarc das 8h às 18h e no período da noite, a partir das 19h, será realizada a “Quermesse do peixe”, no espaço do estacionamento da Feira Municipal, com oferta de pescados, barracas com culinária de pescados regionais, feira de artesanato, palco com música ao vivo e manifestações culturais da região, sorteio de brindes, entre outras atrações
Durante todo o evento que vai de 21 a 27/09, pescados estarão sendo comercializados no espaço da Feira Municipal e em supermercados do município a preços populares (R$ 4,99/kg) com fornecimento direto do produtor ao consumidor. Em alguns pontos de venda também haverá equipe prontas para realizar a evisceração e cortes especiais no pescado, podendo os consumidores levar para casa o melhor peixe da região sem se preocupar com espinhos ou em fazer essa desconfortável tarefa em seu lar.
Fonte; Quetila Ruiz
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes