Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Militares vão a Expedito buscar informações



Atendendo a convite do presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar do Estado de Rondônia (Aspra), Carlos Alberto dos Santos, mais de 100 pessoas estiveram reunidas no último domingo e buscaram informações com Expedito Júnior (PSDB) sobre a Emenda Constitucional 60 (PEC 483), que trata da transposição dos servidores do ex-Território de Rondônia. A reunião, que aconteceu na sede campestre da Aspra, em Porto Velho, contou ainda com a presença do deputado federal Lindomar Garçon (PV-RO), que abordou também a PEC 300, que vai padronizar os salários dos policiais e bombeiros militares de todo país. 

A exemplo das reuniões que tem participado a convite dos servidores em todo Estado, a maioria dos questionamentos foi mesmo sobre a transposição, que em Rondônia deve atingir quase 20 mil trabalhadores. 

Expedito Júnior voltou a frisar que para que o processo tenha andamento é fundamental manter a pressão que foi feita em 2009, com a mobilização de servidores no Congresso Nacional. O empenho da bancada federal também foi cobrada por Expedito Júnior, que pediu ao deputado Garçon que se mantenha atento aos desdobramentos a partir de agora, para evitar que a votação seja prorrogada para depois do período eleitoral. Isso por que essa demora cria mais um risco de que a votação do projeto de lei atrase mais ainda a transposição. 

A bancada de 32 senadores do DEM e PSDB mantém contatos diretos com Expedito sobre os desdobramentos da Emenda Constitucional 60, já que entendem ser ele o maior articulador de todo processo até a sua votação na Câmara dos Deputados, onde, mesmo sendo senador, soube conduzir os líderes e orientá-los sobre a importância para Rondônia da aprovação do projeto. 

Ainda se dirigindo ao deputado Lindomar Garçon, Expedito Júnior pediu que cobre a regulamentação todos os dias na Câmara Federal e que os rondonienses estarão atentos ao trabalho dos parlamentares em Brasília como nunca. Garçon se comprometeu em atender ao pedido de Expedito, e também se dirigiu aos policiais militares sobre o empenho em incluir no texto da PEC 300 a palavra “soldo”, que vai garantir que o salário base dos militares em início de carreira seja de R$ 4,5 mil. Isso para que esse valor não seja alcançado com outras gratificações, que poderão melhorar ainda mais os salários, com a aprovação e sanção presidencial da PEC. 

Fonte: Roni Viana

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)