Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Militares desfilam - 186 anos de independência


 

Os 186 anos de Independência do Brasil serão comemorados neste domingo (7) com mais um desfile cívico militar promovido pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva de Porto Velho em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc). O evento será realizado na avenida dos Migrantes, a partir das 8 horas, com a participação do governador Cassol, a secretária Marli Cahulla, entre outras autoridades civis e militares, além dos alunos de várias escolas da rede estadual organizadas pela Representação de Ensino da Seduc.

Conforme a programação, o desfile será aberto pela banda da Polícia Militar, seguida da escola Tiradentes e pelotão do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência nas Escolas (Proerd), banda da 17ª Brigada com a escola Carmela Dutra, banda e alunos da escola Maria Carmosina com a escola Orlando Freire; banda e alunos da escola Daniel Néri com a escola Flora Calheiros; banda e alunos da escola Brasília com os campeões dos Jogos Escolares; e a banda e alunos da escola Tancredo Neves. Em seguida, entrarão na avenida organizações não governamentais, como o Clube Lions e sua banda e os desbravadores.

O governador Ivo Cassol considera de fundamental importância a comemoração desta data por lembrar o ato heróico de dom Pedro ao decidir permanecer no Brasil, em 7 de setembro de 1822 contrariando a Corte portuguesa, que pretendia manter o País submisso às suas determinações.

Durante toda a semana estão acontecendo várias atividades diversas nas escolas em alusão à Semana da Pátria aberta na última segunda-feira (1º) pelo Governo do Estado, representado na ocasião pelo vice-governador João Cahulla.

Fonte: Veronilda Lima
  

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)