Quinta-feira, 20 de novembro de 2008 - 13h47
E. Jonhson
O deputado Miguel Sena (PV), 2º vice-presidente da Assembléia Legislativa, registrou nesta quinta-feira (20) na tribuna a decisão do plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que aceitou pedido do governador Ivo Cassol, para permanecer no cargo até o julgamento do mérito de recurso que ainda será enviado para o TSE.
Miguel Sena explicou que a decisão do TSE de quarta-feira (19) suspende determinação do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE) que obrigava tanto o governador quanto o vice, João Cahulla, a deixarem o cargo, bem como convocava nova eleição para o próximo dia 14 de dezembro.
No último dia 6 de novembro, o ministro Arnaldo Versiani atendeu pedido do governador para permanecer no cargo até a publicação da decisão do TRE sobre o recurso apresentado naquela instância. Depois de publicada, o governador pediu extensão na mesma ação cautelar para se manter no cargo até o julgamento do recurso ordinário que seguirá do tribunal regional para o TSE.
Segundo a assessoria do TSE, ao levar o caso para ser analisado pelos demais ministros da Corte, o relator do caso, ministro Arnaldo Versiani, votou no sentido de conceder o pedido, considerando que um dos argumentos do recurso é de que o processo deverá ser anulado porque o vice governador não foi citado para o julgamento. Ou seja, essa questão em si pode significar a anulação de todo o processo, destacou o relator.
O ministro lembrou de julgamento semelhante originado de Santa Catarina, no qual o TSE decidiu que é necessária a integração do vice governador em processos que tratem de cassação de seu diploma.
Miguel Sena lamentou a falta de estabilidade em Rondônia, o que deixou a situação político-administrativa do Estado um tanto claudicante e, até mesmo na eminência a ficar desgovernado. Segundo o que asseverou o parlamentar, a matéria apresentada junto ao TSE no ponto de vista dos juizes daquela corte era de fácil interpretação.
Fonte: Decom
Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d