Terça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Miguel Sena defende atuação da Caerd no Estado


Ao citar que é um dos fundadores do Sindicato dos Urbanitários (Sindur) e que já dirigiu a empresa, o deputado Miguel Sena (PV) saiu em defesa da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), durante sessão plenária da Assembléia Legislativa nesta quarta-feira (04.04). Ele sugeriu convite à diretoria da empresa para prestar esclarecimentos aos parlamentares de como se encontra funcionando a administração compartilhada, implantada à época do governo José Bianco e que prevalece até agora.

“Falta é maior investimento na empresa. Ela é uma das poucas que conseguiu sobreviver dentro da estrutura do governo, pois a Cagero, o Beron, a CMR e tantos outras foram extintas. Com a adoção da administração compartilhada, a Caerd passou a pagar em dia seus funcionários, além de recolher os encargos sociais. Hoje, enfrenta alguns problemas, já que muitos municípios não pagam as dívidas que possuem com a empresa. Defendo maior investimento na empresa para melhorar a prestação de serviços à população. Só como exemplo, o município de Vilhena é um dos que mais deve à companhia e não tem procurado saudar a dívida”, comentou Miguel Sena.

O deputado Maurinho Rodrigues (PSDB), em aparte, elogiou a Caerd. Destacou a atuação da administração compartilhada e assegurou que houve melhora na qualidade da água servida à população pela companhia. “Para se chegar a esse ponto, houve esforço dos funcionários da empresa e do próprio governo. Tem sim que haver maior investimento na companhia, assim como os municípios precisam saudar as dívidas que têm com a empresa”.

Já o deputado Jair Mioto (PPS) lembrou que, quando era prefeito de Monte Negro, procurou a direção da Caerd para um encontro de contas, pois a estrutura utilizada pela empresa naquela localidade pertence ao município. “Procurei o senhor, quando era o presidente da Caerd, para resolver a situação e não obtive sucesso”, disse Mioto. Miguel Sena, no entanto, perguntou a ele se a estrutura ocupada pela Caerd em Monte Negro foi feito pelo município ou pelo governo federal. Recebeu resposta como sendo da União. E, de pronto, disse que a empresa não tem como fazer encontro de contas com o município.

Por fim, Miguel Sena sugeriu que a Assembléia Legislativa convide a diretoria da Caerd e dirigentes do Sindur para explicação sobre a real situação por que passa a companhia em Rondônia. “Será uma boa oportunidade para vermos como dei certo a administração compartilhada na direção da empresa”.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)