Quarta-feira, 16 de agosto de 2006 - 23h06
O deputado Carlão de Oliveira (PSL) solicitou ontem, através de ofício encaminhado à Mesa Diretora, o seu afastamento da Presidência da Assembléia Legislativa de Rondônia. O pedido de Carlão foi lido na sessão extraordinária desta terça-feira e foi aceito pelo Legislativo.
Em seu ofício, Carlão diz que "o seu afastamento assegura que possa ter completa isenção nas investigações em curso". Ele afirmou que seu afastamento se dará até o encerramento das apurações, e que está pleiteando a sua liberdade perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O afastamento, de acordo com o pedido, é por tempo indeterminado até que sejam apurados os fatos referentes à ação penal número 460, em tramitação no Superior Tribunal de Justiça.
O primeiro vice-presidente, deputado Kaká Mendonça, assume a presidência da Assembléia.
CCJ - Com o pedido de afastamento de Carlão de Oliveira da presidência da Assembléia, e a negativa da ministra do STJ, Eliana Calmon, em conceder a custódia de Carlão, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia aprovou, por unanimidade, o relatório do deputado Romeu Reolon (PSL), em que a Casa decide não mais se manifestar sobre a prisão de seu ex-presidente.
"Como a custódia do deputado foi negada e o período de flagrante se encerrou com a sua prisão preventiva, não resta à Assembléia mais nenhuma outra alternativa", explicou o deputado Ronilton Capixaba, presidente da CCJ.
De acordo com Capixaba, todos os passos foram tomados dentro da lei e em tempo hábil. "Agora, cabe ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) decidir sobre o caso, cabendo ao deputado Carlão cuidar de sua defesa", acrescentou.
Fonte: ALE
Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia
O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia
Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari
Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de
Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)